Usar o computador por muito tempo pode impactar no valor da conta de luz. Aliás, quanto menor for a duração da bateria, maior será esse impacto.

Se em sua casa o computador fica ligado várias horas por dia, confira as 5 dicas que separamos para você:

Desligue o computador quando não estiver usando

Caso você fique longe de onde ele estiver por mais de 30 minutos, desligar o computador pode ser uma boa ideia.

Desligue o monitor

No caso do desktop, sempre que ocorrer uma pausa no trabalho/estudo, desligue o monitor. Para facilitar, configure-o para desligar sozinho após um período sem usá-lo. Alguns notebooks oferecem um botão para apagar a tela sem precisar reiniciar ou desligar o computador.

Configure para economizar energia

Algumas configurações simples, como regular o brilho da tela, ajudam a reduzir o consumo de energia. Se possível, configure também o tempo de inatividade para que o seu computador entre no “modo de espera” ou em hibernação. Dessa forma, ele continua ligado, mas gastando menos energia e sem fechar os aplicativos ou programas.

Não se esqueça dos outros dispositivos

Sempre que possível, desligue também a impressora, o modem e demais dispositivos. Para facilitar, use uma régua de energia que tenha o botão de liga e desliga!

Na hora de comprar, fique atento!

Ao escolher um computador, além da configuração, procure por modelos que consomem menos energia. A boa notícia é que diversas marcas já investem em tecnologias que tornam isso possível. Os computadores que carregam o selo da Energy Star — padrão internacional para o consumo eficiente de energia originado nos Estados Unidos —, por exemplo, garantem um consumo mais inteligente de energia.

ENEL