Novo parceiro bancário:
A Enel possui alguns parceiros bancários que podem emitir o boleto da sua conta de energia.
A partir de março/24, além do Itaú e do Banco do Brasil, você também poderá receber sua conta com o boleto do banco Bradesco.
Mas, não se preocupe. Os canais de pagamento continuam os mesmos e você pode escolher o de sua preferência.
Canais de pagamento
Para pagamento da sua conta, além do Pix, os outros canais de pagamento continuam funcionando normalmente, são eles: débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos ou lotéricas.
Pix:
Começamos a ofertar essa nova opção de pagamento para nossos clientes. Experimente essa novidade e tenha mais praticidade e comodidade no seu dia a dia.
Evite fraudes:
Atenção, sempre confira o beneficiário correto antes de confirmar o pagamento via Pix (Enel Distribuição Rio de Janeiro) ou boleto bancário (Ampla Energia e Serviços S.A).
Não enviamos links ou QR Code para pagamento por SMS, em nossas redes sociais ou em qualquer outro tipo de canal de atendimento.
Confira o passo a passo para pagamento pelo Pix:
Passo 1: Acesse a área do PIX no aplicativo do seu banco;
Passo 2: Selecione "Ler QR Code";
Passo 3: Aponte a camera do seu celular para o QR Code impresso no campo "PIX", acima do boleto bancário da sua conta;
Passo 4: Confira o valor e o beneficiário, confirme seu pagamento e pronto, sua conta já está paga.
Entenda o Reajuste Tarifário
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no dia 19 de março o reajuste tarifário da Enel Distribuição Rio. O reajuste para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, foi de 3%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 4,97%. O reajuste é, em média, de 3,45% e entrou em vigor no dia 20 de março de 2024.
A revisão tarifária da Enel Rio é realizada a cada quatro anos, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, reconhecendo os investimentos realizados pela companhia no período. O percentual final aprovado pela agência reguladora levou em conta, principalmente, o aumento de custos com transmissão de energia e encargos setoriais, que são fatores não gerenciados pela Enel.
Apenas nos últimos seis anos, de 2018 a 2023, a Enel Distribuição Rio investiu mais de R$ 5,9 bilhões, principalmente na modernização, automação e expansão da capacidade das redes para a melhoria contínua da qualidade do serviço. Como resultado dos investimentos, os indicadores de qualidade da distribuidora melhoraram expressivamente neste período. A duração média das interrupções (DEC) caiu 36% e a frequência média de interrupções (FEC) caiu 49%.
Composição da tarifa de energia
Veja o que compõe uma tarifa de energia definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais:
- Impostos (27,3%)
- Encargos setoriais (12,6%)
- Custo de Geração (24,3%)
- Custos de transmissão (10,01%) e distribuição de energia (24,5%)
- Receitas Irrecuperáveis (1,2%)
Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da tarifa de energia, e repassados às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal
Com o reajuste, a parcela da receita que cabe à Enel Distribuição Rio é de 24,5%. Isso significa que de uma conta de R$ 100, por exemplo, apenas R$ 24,5 são destinados à Enel Distribuição Rio para operação, expansão e manutenção da rede de energia e para remuneração dos investimentos.
ICMS:
O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está previsto no art. 155 da Constituição Federal de 1988 e incide sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e serviços. O ICMS é de competência de cada estado, por isso as alíquotas são variáveis.
A Enel tem a obrigação de realizar a cobrança do ICMS diretamente na conta de energia, repassando o valor ao Governo Estadual.
Veja como a cobrança do ICMS pode variar na sua conta de energia dependendo da faixa de consumo mensal:
Clientes residenciais que consomem até 50KWh estão isentos;
Clientes residenciais que consomem de 51KWh 299 kWh pagam até 18% de ICMS;
Aqueles que têm consumo acima de 300kWh pagam 22%;
Dicas de Economia:
Em pleno verão é fundamental ter cuidado redobrado com o gasto de energia para não ter surpresas com os valores tanto do consumo como dos tributos cobrados sobre ele no fim do mês. Clique aqui e confira nossas dicas para reduzir seu consumo com pequenas mudanças de hábitos.
Confira abaixo todos os campos da sua conta!
Perguntas Frequentes
A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail indicado por você. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.
Para solicitar esse serviço basta completar o cadastro neste link
Importante: mantenha seu cadastro sempre atualizado com um endereço e não esqueça de incluir o remetente atendimento@eneldistribuicao.com.br na sua lista de favoritos, para evitar que nossos comunicados caiam na caixa de spam.
Quem coloca a conta de energia no débito automático tem muitas vantagens: nada de filas, juros ou multas por atraso. Como de costume, você receberá a sua conta com antecedência para conferência e acompanhamento do seu consumo.
Para cadastrar a conta no débito automático acesse o site do seu banco e lembre-se de ter em mãos uma conta de energia elétrica, CPF, e o cartão do banco. Depois de cadastrado, usufrua do conforto e comodidade do débito automático.
Basta acessar o site do seu banco, entrar com sua agência e conta, e selecionar a opção “pagamentos”.
Você pode escolher uma entre as seis opções de vencimento: 01 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 de cada mês. Acesse a Agência Virtual no site, clique no menu e em "solicitar serviços”, depois selecione a opção de alterar a data de vencimento.
Você também pode ligar gratuitamente para a Central de Relacionamento (0800 285 0196). Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e documento de identidade.
A alteração da data de vencimento só poderá ocorrer após o período de 12 (doze) meses da última alteração.
O Reajuste Tarifário tem periodicidade anual, sendo realizado sempre na data de aniversário do contrato de concessão. Por este motivo, as distribuidoras da Enel têm datas diferentes para a realização de seus respectivos reajustes. O reajuste tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
A Revisão tarifária é realizada a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico financeiro da concessão.
A Revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde comprovadas alterações significativas nos custos da concessionária e/ou modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato que impactem sobre os custos da empresa.
O sistema de Bandeiras Tarifárias, regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem como objetivo sincronizar os preços e custos, equilibrando o balanço das despesas das distribuidoras com a aquisição de energia e as tarifas cobradas aos consumidores. Além disso, busca sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade do consumo consciente, sinalizando quando há escassez na oferta de energia.
Bandeira verde: não há alteração no valor.
Bandeira amarela: a fatura terá acréscimo de R$ 0,010 para cada kWh (quilowatt-hora) consumido.
Bandeira vermelha - Patamar 1: terá acréscimo de R$ 0,030 para cada kWh consumido.
Bandeira vermelha - Patamar 2: a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,050 para cada kWh consumido.
Saiba mais clicando aqui.