“Mais do que uma escola de música, a Orquestra de Sopros de Pindoretama combate o trabalho infantil – antes de entrar projeto, boa parte dos alunos trabalhava na agricultura – forma cidadãos por meio da arte e garante uma nova perspectiva profissional para a comunidade”
Atualmente, 20 maestros estão sendo capacitados no primeiro ‘Curso de Formação em Regência de Banda de Música’. O projeto já serviu de modelo para outras cidades cearenses. Ex-integrantes da Orquestra criaram bandas nos municípios cearenses de Milhã, Cascavel, Trairi, Guiaúba, Mulungu, Guaramiranga, Chorozinho e Crateús.
A Orquestra de Sopros de Pindoretama integra a Plataforma Sinfonia do Amanhã, rede colaborativa criada pela Enel que integra projetos de incentivo à cidadania, por meio do ensino musical, de diferentes cidades e estados brasileiros. Com repertório focado na música brasileira – bossa-nova, choro, samba, frevo, baião – além de ritmos internacionalmente conhecidos como jazz e mambo, o grupo já realizou mais de 600 concertos no Ceará, além de ter representado o Brasil em festivais na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e na Noruega (2010).
“A rede colaborativa que a Plataforma Sinfonia do Amanhã criou possibilita o desenvolvimento e a sustentabilidade destes projetos de educação musical, além da ampliação dos benefícios ao público de crianças, adolescentes e jovens participantes”