“Incentivar o espírito empreendedor, criar novas habilidades, investir diretamente em nossos funcionários para gerar novos negócios: esta é a Enel que queremos e que já temos!”
Uma nova maneira de trabalhar
Os vencedores receberam várias formas de apoio, como treinamento na metodologia “Lean Startup”, assistência de um "mentor de inovação" para cada país, acesso a incubadoras iniciais (na Itália e no Brasil) e um patrocinador específico para cada equipe. No entanto, o diferencial de uma grande empresa como a Enel tem sido a possibilidade das equipes dedicarem tempo ao desenvolvimento de seus negócios. Nos 18 meses estabelecidos para o desenvolvimento de projetos, os grupos de trabalho conseguiram dedicar 20 a 50% de suas horas normais de trabalho, enquanto o impulso e a paixão de alguns dos envolvidos os levou a trabalhar em seus projetos também durante seu tempo livre.
O departamento de Inovação e Sustentabilidade da holding coordenou o projeto, estabelecendo um diálogo com as partes envolvidas, a fim de garantir a eficácia nas diferentes fases.
Por meio da adoção do método "Lean Startup", o trabalho começou criando um produto com base simples (mínimo produto viável), economizando os custos de produção e reduzindo o tempo total necessário para o desenvolvimento dos produtos. Graças à Enel Innovation World Cup, a criação tornou-se participativa. Este conceito é semelhante à apresentação ao público de uma escultura que tem forma definida, mas que ainda está sendo aperfeiçoada. Com a ajuda do futuro consumidor, podem ser feitas intervenções nas características para que o produto final esteja perfeitamente em linha com os requisitos do cliente. Além disso, esse processo evita o uso excessivo de recursos.
“Ser capaz de realizar o seu sonho empreendedor é uma grande satisfação. Experimentar, não desistir quando se deparar com as dificuldades e se libertar do medo do fracasso é a melhor maneira de alcançar este objetivo”
Os resultados
Na primeira edição, recebemos 880 inscrições. Apenas quatro meses após o lançamento, chegaram novas 98 propostas de negócios de todos os países onde o Grupo Enel atua. Destes, 36 foram selecionados e, em maio de 2016, chegamos a 22 projetos. Eles participaram de um processo de seleção regional realizado por uma comissão composta por diretores de cada país, ganhando a oportunidade de desenvolver as empresas nos 18 meses seguintes e, em alguns casos, também receber financiamento.
Esta iniciativa internacional teve como destaque o Chile e a Espanha, com cinco vencedores cada, a Itália com quatro projetos, seguidos por Colômbia, Brasil e Rússia com dois projetos cada e Argentina e Estados Unidos, ambos com um projeto.
Os projetos vencedores
Alguns dos projetos mais interessantes foram aqueles que poderiam ser lançados imediatamente no mercado. Entre estes, o Brasil aperfeiçoou uma bateria portátil que poderia ser deslocada para várias cidades e também um sistema de mapeamento móvel para detectar problemas com a rede de distribuição. No Chile, um serviço de consultoria integrada foi desenvolvido para incentivar que pequenas e médias empresas substituíssem equipamentos elétricos obsoletos e para projetar sistemas de energia que melhorassem o aquecimento no inverno e o uso do ar condicionado no verão. A Colômbia apresentou um canal de pagamento on-line que reduz os riscos relacionados às transações dos clientes, além de um cartão inteligente recarregável em pesos, através do qual é possível obter energia em qualquer ponto da cidade. A Itália criou uma plataforma de crowdfunding para a instalação de painéis solares, um serviço para monitorar a energia produzida e também um sistema para recarregar veículos públicos semelhantes aos usados para drones em movimento. A Rússia trouxe um serviço de carros elétricos compartilhados, enquanto a Espanha se concentrou na comercialização de tecnologia de energia eólica de segunda mão e em uma base de dados para compartilhar equipamentos elétricos. Já o projeto dos Estados Unidos desenvolveu um sistema portátil de armazenamento de carga para permitir a venda de energia durante os picos no consumo sazonal.
No fim da primeira edição, a Enel Innovation World Cup mostrou-se duplamente útil em relação aos objetivos da empresa: proporcionou discussões internacionais sobre criatividade e experimentação, além de promover um estilo gerencial centrado na "tomada de riscos". Uma abordagem empresarial que resume a cultura de inovação da Enel.
Dois objetivos em sinergia alcançados por uma iniciativa que certamente será repetida.