Entenda a conta de energia da Enel com luz solar e os dados do aplicativo do painel solar

Published on quinta-feira, 3 abril 2025

Imagens ilustrativas do app do painel solar

Imagens ilustrativas do app do painel solar

As informações de produção de energia solar no app do próprio painel solar são diferentes dos que aparecem na fatura da Enel, porque os períodos de medição não são os mesmos. O app mostra a geração de energia em tempo real, enquanto a conta de luz reflete um ciclo de leitura mensal regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Por exemplo, na imagem acima as informações da produção são do mês 01/2025, ou seja, 570kWh (1) são referentes ao período compreendido entre 01/01/2025 e 31/01/2025. Já no gráfico (2) você encontra as informações da produção por dia, mês e ano.

Esse mesmo cliente, no aplicativo, teria como energia injetada produzida, 570kWh, que é o que ele produziu no mês. 

Outro ponto importante é que a produção total apresentada no aplicativo não considera o processo que é chamado de simultaneidade, ou seja, na medida que o cliente produz ele também consome e o que sobra desse processo é o que é direcionado para a rede da distribuidora.

Fique atento quando comparar os dados de medição entre o APP e a conta de luz.

Entenda a conta de luz com energia solar

Os relatórios do app apresentam dados mensais sobre a produção de energia, mas o ciclo de faturamento da concessionária é diferente. 

Conta de energia ilustrativa da Enel

Conta de energia ilustrativa da Enel

Entenda os termos;

1. Tipo de fornecimento: bifásico, ou seja, 50 kWh;

2. Energia injetada (no campo “mensagens importantes”): é a energia total produzida;

3. Energia Ativa Injetada: é a energia total compensada na fatura já descontado o Custo de Disponibilidade de acordo com o tipo de fornecimento, caso haja necessidade;

4. Saldo utilizado no mês: energia compensada na fatura;

5. Saldo atualizado: é o saldo acumulado anterior somado ao saldo restante após a compensação do mês;

6. Créditos a expirar no próximo mês: quantidade de energia a expirar no próximo mês em razão do fim do prazo de validade, de 60 meses contados da data de alocação;

7. Energia Ativa: é o consumo total de energia do mês.

A diferença entre a conta e o app está no período de produção dos dados. Na conta, a atualização ocorre mensalmente, enquanto no app, você pode acessar as informações diariamente, mensalmente, e também consultar o histórico anual. 

Outro diferencial da conta é a possibilidade de visualizar o consumo, a produção e o total de créditos gerados, caso a produção exceda o consumo. Para saber mais sobre a estrutura da fatura de energia, clique aqui.

Como funciona o consumo e os créditos de energia solar?

Durante o dia, os painéis solares geram eletricidade. À noite ou em dias nublados, quando a produção é interrompida, a energia da concessionária é utilizada.

Se a produção for maior do que o consumo, o restante vai para a rede elétrica e se transforma em créditos de energia que pode ser usado em meses seguintes para abater o consumo da sua conta de luz.

Assim, quando você precisar usar energia da rede, esses créditos podem reduzir o valor da sua fatura. Mesmo que você gere toda a energia que consome, ainda é preciso manter a rede disponível para possíveis usos e emergências.

Para custear as despesas e manter a energia elétrica à disposição do consumidor, é cobrado o valor mínimo chamado Custo de Disponibilidade, que varia conforme o tipo de fornecimento:

  • Monofásico: 30 kWh, ideal para residências pequenas, que têm menor custo de disponibilidade;

  • Bifásico: 50 kWh, comum em casas com mais aparelhos elétricos;

  • Trifásico: 100 kWh, utilizado em locais com alto consumo de energia, como comércios e indústrias.

     

Acompanhamento do histórico de faturamento

Para facilitar a gestão do seu consumo e produção, é possível acessar o histórico de faturamento na área logada do site da Enel. Dessa forma, você pode monitorar o saldo de créditos, os períodos de leitura e a quantidade de energia injetada na rede.

Histórico de consumo ilustrativo

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o site da Enel e saiba tudo sobre o universo da energia e sustentabilidade.

Leia também: Por trás dos postes: o esforço dos técnicos que garantem energia com segurança

ENEL