Ligação Nova
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Principais Dúvidas
Precisa instalar um medidor em uma nova Unidade Consumidora? Solicite pelos nossos canais:
Tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova de energia e confira os passos necessários para que a gente possa atender você.
Ligação Nova é o fornecimento de energia elétrica para novas unidades consumidoras. Chamamos de Ligação Nova Grupo B quando a potência é de até 75 kVA, por exemplo, clientes residências e comerciais de pequeno porte.
No momento devido a pandemia, pode ser feito em uma loja de atendimento da Enel e pelo Whatsapp.
Neste caso, você pertence ao Grupo A e deve fazer a sua solicitação pela nossa Central de Relacionamento Corporativo e Governo:
0800 280 2375, que irá direcionar para a região correspondente.
Precisa de mais informações? Clique aqui.
Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais, com procuração oficial com firma reconhecida em Cartório.
Importante: O solicitante não pode ter dívida vencida com a Enel, deve ser maior de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado) e não pode haver outro medidor ativo instalado na mesma residência.
Pessoa Física:
- RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).
- CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).
- Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.
- Documento do imóvel: veja as opções clicando aqui!
Pessoa Jurídica:
- Documentos pessoais citados acima
- Procuração oficial com firma reconhecida em Cartório.
- Documentos de identificação dos outorgantes da procuração.
- Documento do imóvel: veja as opções clicando aqui!
Representantes Legais:
- Sócio – número do CPF, RG, contrato social ou último aditivo, cartão do CGC, CNPJ e documentos constitutivos da empresa (contrato social/aditivos ou estatuto social/atas de assembleia).
- Representante legal – número do CPF, RG, contrato social ou último aditivo, cartão do CGC, CNPJ, procuração (reconhecida firma em cartório, conforme os atos constitutivos da empresa). Devem ser apresentados os documentos de identificação dos outorgantes da procuração.
- Representante legal (pessoa física) – número do CPF, RG e procuração reconhecida em cartório. Devem ser apresentados os documentos de identificação dos outorgantes da procuração.
- Documento do imóvel: veja as opções clicando aqui!
- Relação de todas as cargas a serem utilizadas para declaração descritiva da carga instalada na unidade consumidora ou declaração descritiva de todas as cargas a serem utilizadas. Atenção ao levantamento de cargas, que deve ser realizado em Watts (W), evite levar motores em CV ou kVA.
- O endereço completo do local que será atendido (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, barri, complementos, referências). Se não possuir número físico, deverá ser fornecido o numeral que fica imediatamente em frente ao padrão.
- Telefones para contato (celular e fixo se possível).
São os equipamentos necessários para a ligação do seu imóvel à rede elétrica, composta basicamente por caixa de medidor, tubos (eletrodutos) e disjuntor, cuja montagem e especificação devem atender às normas técnicas da Enel. A construção do Padrão de Entrada de Energia e as instalações são de responsabilidade do solicitante.
Conforme disposto na Resolução Normativa n° 414, da Aneel de 09 de setembro de 2010, art.32, será encaminhada carta ao cliente em até 30 dias contados a partir da data de solicitação. Em caso de projeto sem custo, para início das obras, o aceite se dará após 10 dias de envio da carta. Nos projetos com custo, o aceite será confirmado após o pagamento do boleto com prazo de até 30 dias a partir do envio da carta. Após o período de aceite, a obra seguirá os prazos discriminados no art. 34 para conclusão da obra: 60 dias,120 dias, cronograma da distribuidora para obras acima de 1 quilômetro.
Clique aqui e para saber mais sobre alguns dos serviços e os prazos para atendimento.
Residenciais
- Whatsapp Elena: (21 99601-9608).
- No Call Center 0800 28 00 120
- Em nossas lojas de atendimento.
Etapa importante: Vistoria
Assim que você solicitar uma Ligação Nova, a Enel agendará uma vistoria. A visita ocorrerá em horário comercial e é muito importante que algum responsável esteja no local para receber os nossos técnicos. Agora, essa vistoria também pode ser feita online. Saiba mais.
Atenção: A numeração da unidade consumidora deve estar visível (número, lote, quadra, casa etc). Caso não seja fácil identificar o local, providencie, antes do dia agendado, uma maneira de facilitar a localização.
Não há cobranças para a ligação nova do seu medidor.
A primeira vistoria será realizada por parte da Enel, caso a instalação esteja de acordo com as normas técnicas a ligação será efetuada.
Na necessidade de mais de uma vistoria, devido a reprova do padrão de energia, haverá cobrança de taxas na conta de energia, conforme estabelecido pela Aneel. Consulte aqui os valores.
Neste caso, durante a vistoria o técnico da Enel irá verificar se o padrão está de acordo com as normas técnicas de segurança da ABNT (para saber mais, vá em Dúvidas Frequentes). Se o padrão não estiver em área de proteção ambiental e não houver necessidade de estudo de rede, após a vistoria, em até 2 (dois) dias úteis para a área urbana, ou 5 (cinco) dias úteis para área rural, a energia será instalada.
Se for identificado padrão fora das normas técnicas, você receberá um formulário com a irregularidade e terá até 30 dias para regularizar a situação.
Após sanar as irregularidades, reabra o pedido através do 0800 da Enel Rio de Janeiro (0800 280 0120) ou em uma das lojas Enel.
- Escadas e rampas;
- Recintos fechados;
- Interiores e vitrines;
- Próximo a máquinas, bombas, tanques, reservatórios, fogões etc.;
- Locais sujeitos a gases corrosivos ou combustíveis, inundações ou trepidação excessiva;
- Na parte interna do imóvel, ou seja, após o portão de entrada.
Observação: Em áreas protegidas por lei ambiental, haverá necessidade de autorização dos órgãos competentes. Caso o imóvel já possua autorização ambiental, leve junto com os documentos solicitados.
O local escolhido deve estar a menos de 25 metros de distância da rede de distribuição aérea da Enel e deve possibilitar o livre acesso das equipes técnicas da empresa.
Além de leitura mensal do medidor, que determina o valor da sua conta de luz, podem ser necessários reparos para atendimento de emergência, vistorias ou a execução de outros serviços, mesmo que o imóvel esteja fechado.
Construa seu Padrão nos limites da sua propriedade, na frente do terreno e voltado para a via pública. Se for colocar a caixa do medidor fixada no muro voltada para rua, o poste deverá ficar na parte interna do terreno.
O centro do visor da caixa do medidor deverá ficar entre 1,40m e 1,60m de altura em relação ao piso acabado. E, no caso de medição dupla, um visor deverá ficar a 1,60m e outro, a 1,20m.
A caixa do medidor não poderá ser totalmente embutida na parede (precisa de abertura lateral na caixa, para colocação de prensa cabo).
Para cargas acima de 12kVA, será necessária apresentação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou do TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico.
O Poste Padrão não pode ser de PVC e deve ficar a, no mínimo, 1,20m de distância de janelas, sacadas, escadas, áreas de serviço, terraços, etc.
A altura mínima entre o condutor e o chão, em qualquer ponto, deverá ser de 5,5m, onde houver trânsito de veículos, e de 3,5m, onde houver apenas passagem de pedestres, tanto em áreas privadas quanto em áreas públicas.
A especificação do poste está descrita na Especificação Técnica nº 165 – Fornecimento em Tensão Secundária.
Instalações elétricas internas
Após a vistoria e a execução do serviço, o disjuntor ficará desligado. Se a conexão interna já estiver pronta, basta ligá-lo. Do contrário, solicite que um eletricista particular faça a conexão interna e em seguida, ligue o disjuntor.
- A Enel faz ligação de energia até o disjuntor. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deverá providenciar a instalação elétrica interna, contratando um eletricista de sua confiança.
- Contrate um eletricista qualificado, capaz de garantir o dimensionamento de carga ideal para o número de aparelhos eletroeletrônicos e lâmpadas que serão utilizados em sua casa, o uso de conexões confiáveis, entre outras medidas de segurança. Desta forma, você garante a segurança de sua família e evita transtornos futuros.
- Aproveite nossas dicas para usar a energia de forma segura e consciente clicando aqui.