É hoje que você mesmo vai fazer a leitura da sua conta de energia (autoleitura).
A autoleitura é um serviço que oferecemos para a maioria dos nossos clientes! Mas, ela é ainda mais importante de ser feita para aqueles imóveis que têm o medidor interno (pra dentro do portão) e por isso não conseguimos acesso para fazer a leitura. Quando isso acontece, temos que emitir sua conta pela média do seu consumo.
Mas, você pode mudar isso!
Veja como é simples:
- Veja a data da próxima leitura na sua conta de energia.
- Anote os números que aparecem no seu medidor para compartilhar com a gente.
Canais para enviar a leitura:
- Call center: 0800 280 0120.
- Lojas de atendimento.
Pelo Call Center, você não precisa de foto. É só nos informar os números que aparecem no seu medidor.
Ainda tem dúvidas? Preparamos algumas perguntas e respostas para você.
Perguntas Frequentes
O principal benefício da autoleitura é faturar a conta pela leitura real do medidor, evitando o faturamento por média ou “taxa mínima” e possíveis ajustes futuros entre o que foi faturado e o que foi consumido.
Não, a autoleitura é uma forma de sabermos quanto você gastou e gerarmos sua conta de energia.
Mas, ela é muito importante nos casos em que o nosso leiturista não consegue acessar o seu medidor com frequência. É uma solução que a Enel está oferecendo para que você receba a sua conta no valor que você consumiu de energia.
Clientes residenciais e pequenos comerciantes (com exceção de alguns perfis de faturamento, como: tarifa branca e geração distribuída por exemplo).
A recomendação é se orientar com o seu Condomínio (através de zelador, síndico, manutenção) para fazer as leituras ou tirar as fotos.
Até seis dias antes da data que aparece na sua conta, sendo que no último dia ela só pode ser enviada até às 19h.
Usando uma das seguintes opções:
- Lojas de atendimento.
- Informar os números através do Call Center 0800 280 0120, no atendimento automático URA.
Se não houver a coleta de leitura em campo, neste caso a conta dele será faturada pela média de consumo dos últimos 12 meses e a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura ou havendo a leitura em campo será faturado pela leitura real.
Na sua conta de energia vem descriminado no campo “Mensagens” a informação de leitura por média.
Sim. A qualquer momento, o consumidor ou a distribuidora podem desistir do processo de Autoleitura.