A partir deste mês (setembro de 2023) a Enel compartilha de forma automática, segura e sigilosa os seus dados pessoais e histórico de pagamento no Cadastro Positivo junto das empresas de análises de créditos, seguindo assim a Lei n.º 12.414/2011.

 

Vamos aproveitar e te explicar por aqui pouco sobre o cadastro positivo.

O que é o Cadastro Positivo?

São informações sobre os seus dados de pagamentos que são repassadas para que instituições financeiras e lojas para que possam consultar o seu cadastro positivo, avaliando se você é um bom pagador. Essa forma de análise facilita caso você precise obter créditos, pois, será levado em consideração todo o seu histórico de pagamentos e não só informações negativas. E dependendo da sua pontuação você pode obter juros menores e melhores condições de pagamento.

 

Como é feita a gestão dos meus dados de pagamento?

Pelos Birôs de Créditos, que são as empresas que fazem a análise dos dados históricos sobre o comportamento de créditos das empresas e pessoas, calculando assim uma pontuação no seu cadastro que ajuda as instituições financeiras a fornecerem créditos.

Atualmente os Birôs de Créditos autorizadas pelo BACEN ( Banco Central) a realizarem essa gestão de crédito com os seus dado no Brasil são:

Boa Vista

Quod

Serasa

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)

TransUnion

Caso eu não queria participar do cadastro positivo o que devo fazer?

Como vimos aqui o Cadastro Positivo traz benefícios na hora que você precisar de um crédito, mas caso prefira não participar, você pode de forma gratuita solicitar o cancelamento do seu cadastro pelo canal de atendimento em um dos Birôs participantes.

Quer saber mais sobre a abertura do seu cadastro positivo? Acesse aqui.

ENEL