Ligação Nova
Veja aqui todas a orientações para o seu pedido de ligação nova
O que é ligação nova?
É a primeira ligação de energia em algum imóvel residencial ou comercial. Ou seja, se o seu imóvel nunca teve um relógio de energia instalado, você deve solicitar um medidor. Antes de solicitar a Ligação Nova, é importante fazer o levantamento da carga que será utilizada no seu imóvel.
Fique atento: antes de construir o seu padrão de energia conheça as normas técnicas.
Importante saber: nós fazemos a ligação de energia do ramal de entrada até a caixa de medição. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deve providenciar a instalação elétrica interna. Contrate um eletricista qualificado, que conheça nossas normas técnicas.
- Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais maiores de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado), com procuração oficial e firma reconhecida em cartório.
Importante: o solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel.
Pessoa Física
- RG (ou documento de identificação oficial com foto)
- CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada, de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal)
Pessoa Jurídica
- Apresentação do CNPJ original ou cópia simples, ou cópia autenticada, ou respectivo protocolo na JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo
- Documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição)
- Documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is): RG e CPF
Poder Público
- Apresentação de ofício expedido pelo órgão público competente (departamento, secretaria ou empresa pública), formalizando a solicitação
Documento que comprove a Posse ou Propriedade do imóvel
A solicitação de documentos de posse ou propriedade foi publicado no Art.67 da REN1000 da Aneel. Veja alguns documentos válidos para recebimento em área urbana ou rural.
- Escritura Pública ou RGI do imóvel
- Contrato de Compra e Venda
- Contrato de Locação
- Termo de Doação
- Termo de Permissão de Uso
- Contrato de Arrendamento
- Contrato de Comodato
- Formal de Partilha
- Contrato de Financiamento Imobiliário
- Escritura de Permuta
- Boletim Cadastral Imobiliário
Fica dispensada a apresentação de documentos de Posse ou Propriedade para solicitação de Nova Conexão para Unidade existente com contrato encerrado/desativado.
Residenciais
- Whatsapp Elena: (21 99601-9608).
- No Call Center 0800 28 00 120
- Em nossas lojas de atendimento.
Técnicos
- Canal Eletrônico Serviços Técnicos pelo e-mail esclarecimentotecnicoRJ@enel.com e Portal Técnico de Atendimento BT através site www.enel.com.br: exclusivo para profissionais técnicos ou engenheiros;
- Dúvidas técnicas ou solicitações devem ser encaminhadas pra esclarecimentotecnicoRJ@enel.com
Empresas
- Central de Relacionamento Corporativo pelo telefone 0800 280 23 75 e e-mail esclarecimentotecnicoRJ@enel.com;
PRAZOS
Até 5 dias úteis para a vistoria e instalação de medição BT
Importante: caso na ligação haja a necessidade obras de extensão na rede elétrica os prazos sofrerão alterações.
TAXAS
Não há cobranças para a ligação nova do seu medidor.
A primeira vistoria será realizada por parte da Enel, caso a instalação esteja de acordo com as normas técnicas a ligação será efetuada.
Na necessidade de mais de uma vistoria, devido a reprova do padrão de energia, haverá cobrança de taxas na conta de energia, conforme estabelecido pela Aneel. Consulte aqui os valores.
Clique aqui e veja o modelo que o padrão de energia elétrica deve seguir.
Importante saber: se a soma da potência de todos os equipamentos que serão instalados na sua unidade for superior a 75 kW e inferior ou igual a 2.500 kW. Veja abaixo como solicitar sua Ligação Nova.
- Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais maiores de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado), com procuração oficial e firma reconhecida em cartório.
Importante: o solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel.
Pessoa Física
- RG (ou documento de identificação oficial com foto)
- CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada, de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal)
Pessoa Jurídica
- Apresentação do CNPJ original ou cópia simples, ou cópia autenticada, ou respectivo protocolo na JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo
- Documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição)
- Documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is): RG e CPF
Poder Público
- Apresentação de ofício expedido pelo órgão público competente (departamento, secretaria ou empresa pública), formalizando a solicitação
Clique aqui para consultar os demais documentos necessários, conforme o tipo de Ligação Nova Grupo A;
Enviar e-mail com o pedido e documentação para área de Captação Grandes Clientes Rio captacaob2brj@enel.com
Neste caso, você pertence ao Grupo A e deve fazer sua solicitação conforme link a seguir (direcionar para a página de Corporativo e Governo)
Nós fazemos a ligação de energia do ramal de entrada até a SEE/cabine primária. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deve providenciar a instalação elétrica interna.
Contrate um eletricista qualificado, que conheça nossas normas técnicas!
Especificações para montar sua Subestação de Energia/Cabine Primária
Se a sua demanda é superior a 75 kW e inferiores ou igual a 2.500 kW, clique aqui para consultar a especificação técnica.
Acesse aqui para demandas superiores a 2.500 kW.
Se o seu imóvel possui ou já possuiu medidor instalado anteriormente, mas a propriedade está sem energia devido a encerramento contratual, fique tranquilo! Basta solicitar em nosso 0800 28 00 120 a reativação com ou sem troca de titularidade, ou seja, a conta pode continuar com o mesmo titular ou ser transferida para outra pessoa.