Celebre com a gente essa energia que está em constante movimento

Criado em 2007 pela Wind Europe, em parceria com o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC), o Dia Mundial do Vento (Global Wind Day) tem como objetivo aumentar a conscientização e promover a Energia Eólica como uma fonte limpa e sustentável de energia. Desde então, o Dia Mundial do Vento é comemorado anualmente em 15 de junho em todo o mundo.

Os parques eólicos estão espalhados por dezenas de países ao redor do mundo e só crescem. Por se tratar de uma fonte de energia limpa, os ventos são grandes aliados da transição energética e da descarbonização.

Segundo relatório anual da GWEC, a revolução da energia eólica brasileira está em franca expansão. A indústria alcançou 25,6 GW de capacidade instalada em 2022, e a Energia Eólica agora ocupa uma posição sólida como um dos setores de geração de energia mais fortes do Brasil.

Além de seu crescimento contínuo em terra, a instituição tem grandes expectativas para o desenvolvimento da energia eólica offshore brasileira, ou seja, usinas construídas no mar.  

Um valioso recurso natural: conheça 6 benefícios da Energia Eólica

  • Recurso Inesgotável: o vento é um recurso natural abundante e amplamente disponível em muitas regiões do mundo. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que são finitos, o vento é uma fonte de energia inesgotável e renovável.
  • Fonte de energia limpa: o vento é uma fonte de energia renovável que não emite poluentes durante a geração de eletricidade, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  • Baixo custo operacional: os custos operacionais da energia eólica são relativamente baixos quando comparados com outras formas de geração de energia tornando-a uma opção econômica a longo prazo.
  • Empregos sustentáveis: a indústria eólica gera empregos em diversas áreas, desde a fabricação e instalação de turbinas eólicas até a operação e manutenção de parques.
  • Diversificação da matriz energética: a energia eólica ajuda a diversificar a matriz energética de um país, reduzindo a dependência de fontes de energia convencionais e poluentes, como carvão, gás natural e petróleo.
  • Desenvolvimento rural: a chegada de parques eólicos pode fornecer oportunidades econômicas adicionais às comunidades locais. Clique aqui e conheça a história de Ana Laura, parceira da equipe de Sustentabilidade no Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, no Piauí
ENEL