Nesta segunda-feira (30/11), a agência reguladora anunciou a reativação do mecanismo, que define mensalmente a cobrança de um adicional tarifário de R$6,243 para cada 100kWh consumido por mês, de acordo com as condições de geração de energia.
Em dezembro, a #BandeiraTarifária é vermelha - patamar 2, representando um custo adicional de R$6,243 para cada 100kWh consumido. Esta é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL - Brasil, de acordo com condições de geração de energia. A Bandeira Vermelha é um sinal de que as condições de geração não estão favoráveis. Por isso, intensifique suas ações de uso consciente e combate ao desperdício de energia.
Veja dicas de economia que te ajudam nessa missão:
https://bit.ly/2PcROga
Em maio deste ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus, a Aneel havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. Segundo a agência, a antecipação da retomada da cobrança adicional ocorreu em função da queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e da retomada do consumo de energia no país.
Quando a produção nas usinas hidrelétricas, que é uma energia mais barata, está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições desfavoráveis, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha (patamar 1) ou vermelha (patamar 2).
Entenda como funciona a Bandeira Tarifária:
https://bit.ly/2GGu4zp