- O plano conta com as entregas da Linha de Transmissão Campos/Mombaça, em Campos, Subestação Maria Paula, em Niterói, e com a energização da Linha de Transmissão Funil/Itatiaia, em Resende, como as principais desse ano;
- Digitalização, inovação e novas tecnologias são o foco da companhia atualmente para garantir a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia na sua área de concessão.
Apresentamos por meio de um evento virtual apresentado pela Presidente da Enel Distribuição Rio, Anna Paula Pacheco, e pelo Responsável por Infraestrutura e Redes, Mihai-Constantin Peste, um pacote de obras e ações na rede de distribuição para este ano. Ao todo, temos a previsão de realizar 31 obras de ampliação e modernização de 27 subestações, localizadas nos municípios da área de concessão da companhia. Uma dessas obras, uma das maiores planejadas para esse ano, foi entregue durante o evento: a Subestação Maria Paula, localizada em Niterói.
Investimos R$ 40 milhões no sistema dessa nova subestação, que vai beneficiar 40 mil clientes dos bairros de Maria Paula, Rio do Ouro, Matapaca, Vila Progresso, Badu, Muriqui, Jacaré, Pendotiba, Cantagalo e Santa Bárbara, em Niterói, e Arrastão, Tribobó, Arsenal, Engenho do Roçado e Ipiíba, em São Gonçalo. Também será possível garantir o atendimento a futuros aumentos de demanda, com a capacidade adicional de 765 mil clientes. A nova unidade vai proporcionar uma maior confiabilidade no fornecimento de energia para os clientes desses municípios, fazendo com que, em casos de perda ou falha, a carga seja remanejada sem provocar interrupção para os clientes.
“Temos o forte compromisso com nossos clientes e população da nossa área de concessão de fazer importantes investimentos que melhorem e ampliem a qualidade e a capacidade de novas conexões. Com essa obra, especificamente, vamos disponibilizar mais energia para os atuais e novos clientes da região. Essa subestação é um marco para o desenvolvimento e crescimento dos municípios de Niterói e São Gonçalo, além de trazer mais conforto e qualidade no fornecimento, reforçando a infraestrutura de distribuição de energia na cidade”, afirma Anna Paula Pacheco, presidente da Enel Distribuição Rio.
No local, foi usado o que há de tecnologia mais avançada em sistemas de distribuição de energia. Como por exemplo, a subestação pode ser totalmente controlada remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), sem ter a necessidade de ter um operador fisicamente para operar e comandar a subestação.
Novas Linhas de Transmissões
Outra obra citada durante o evento, que já foi concluída nesse primeiro semestre, é a Linha de Transmissão Campos/Mombaça, localizada em Campos. A nova linha ampliou a capacidade de distribuição de energia para a Região Norte do Rio, além de contribuir para a melhoria da qualidade do serviço para os clientes da região. Investimos R$ 18,1 milhões no projeto, que conta com tecnologia de ponta, com equipamentos interligados e monitorados remotamente.
Mihai-Constantin também anunciou a conclusão da Linha de Transmissão Funil/Itatiaia, localizada em Resende, para o segundo semestre desse ano. Serão construídas duas entradas de linha de 138 kV na usina de Funil para interligar a nova linha de transmissão, com o objetivo de ofertar mais energia e qualidade de fornecimento aos clientes da região. Estamos investindo mais de R$ 20 milhões no projeto.
Todas essas entregas fazem parte do projeto Redes do Futuro, que tem como objetivo trazer para nossa área de concessão o que há de mais moderno no mundo da distribuição de energia elétrica, com redes inteligentes, sistemas digitais e equipamentos modernos e telecontrolados por um Centro de Operações equipado com tecnologia de ponta.
Tecnologia aplicada na rede
Também estamos inovando e aportando novas tecnologias para o sistema elétrico da área. Possuímos mais de 6.400 equipamentos telecomandandos instalados na rede e tem a previsão de instalar mais 400 neste ano. A tecnologia do telecomando permite a identificação, de forma mais ágil e remota, de possíveis falhas na rede elétrica, causadas por fatores externos à rede, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou batidas de veículos em postes.
Com os equipamentos telecomandados, é possível religar remotamente em alguns minutos o serviço para grande parte dos clientes afetados pela interrupção, tornando o restabelecimento mais eficiente e reduzindo o número de clientes sem energia.
Outro fator que faz a diferença é o Centro de Operação do Sistema, equipado com tecnologia de ponta. O local, que foi reformado em 2019, possui uma equipe altamente qualificada e quatro sistemas de previsão climática, essenciais para emitir o estado de alerta, mobilizar as equipes e entrar em um possível estado de contingência. O sistema também controla os equipamentos telecomandados da empresa, que permite a antecipação da notificação de falta de energia. O Centro de Operação é o coração da distribuidora e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Manutenção preventiva
Para garantir a confiabilidade do sistema elétrico, manutenções nos equipamentos e na rede são realizadas diariamente por nossas equipes. A previsão é que esse ano sejam feitas cerca de 61 mil manutenções para corrigir defeitos em equipamentos na área de concessão. Além disso, estão previstas 555 mil podas com iminência de toque na rede elétrica, e 179 mil lavagens de componentes existentes na rede de distribuição, para retirar o acúmulo de sal provocado pela maresia, evitando desarmes e degradação da rede.
“Temos o compromisso de continuar evoluindo com a qualidade do fornecimento de energia da nossa área de concessão. Para isso, estamos investido fortemente na modernização e automação da rede e nas ações de manutenção preventiva contínua. Serviços como poda de árvores de grande porte e correções de defeitos nas redes para reduzir a taxa de falhas ocasionadas por vegetação e eventos climáticos são algumas destas atividades essenciais, que foram reforçadas nos últimos anos”, afirma Mihai-Constantini Peste, Responsável por Infraestrutura e Redes na Enel Distribuição Rio.
Balanço 2020
Durante o encontro, também foi lembrado que, nos últimos dois anos, a companhia investiu cerca de R$ 1,5 bilhão, destinados principalmente à modernização da rede de distribuição, com sistemas de automação, à conexão de novos clientes e combate a perdas. Entre as obras de destaque entregues no ano passado, estão a modernização da Subestação Icaraí, as ampliações da Subestação Resende e da Linha de Transmissão Itamarati, em Petrópolis. Além da conclusão de uma série de obras importantes na rede elétrica em Ilha Grande, em Angra dos Reis, com o objetivo de melhorar a qualidade de fornecimento da região.