Robô Virtual da Enel Goiás: mais agilidade durante o atendimento

Published on quinta-feira, 12 agosto 2021

“Pensamos em tarefas repetitivas que realizávamos no dia a dia e que nos demandavam muito tempo. Montamos um grupo de trabalho e conseguimos construir esse sistema que realiza atendimento automatizado e consegue despachar ocorrências, checar equipes disponíveis, monitorar o tempo das atividades. Dessa forma, os operadores só atuam, nesses casos, quando o Operador Virtual indica a necessidade. Ganhamos tempo e agilidade.”

– Ícaro Barros, Diretor de Operações de Manutenção da Enel Brasil.

Desde o início do projeto, que começou a ser testado no ano passado, várias melhorias já foram adaptadas para garantir resultados cada vez mais satisfatórios.

“Com a automatização dessas atividades, conseguimos reduzir em pelo menos 15% o tempo de trabalho que era gasto em cada uma dessas ações, o que permite que nossos operadores se concentrem em atividades de elevada complexidade e nos casos relacionados à segurança.”

– Ícaro Barros, Diretor de Operações de Manutenção da Enel Brasil.

O Robô Virtual (ou Atendente Virtual) integra um grandioso e importante programa da Enel chamado Redes do Futuro, cujo objetivo é levar aos estados cobertos pela ENEL (Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro) o que há de mais moderno no mundo da distribuição de energia elétrica.

“A transformação do sistema elétrico goiano parte do cérebro da companhia, que é o nosso Centro de Operações. Em 2019, reconstruímos nosso centro e trouxemos para cá o que há de mais tecnológico no mercado, tornando o serviço mais ágil e eficaz. Agora, o robô virtual dá continuidade a essa transformação, reforçando ainda mais o compromisso que temos com todos os clientes goianos.”

– Ícaro Barros, Diretor de Operações de Manutenção da Enel Brasil.

O Robô Virtual da ENEL Goiás atua em cinco importantes frentes:

Envio de equipes

Quando uma ocorrência emergencial é criada, seja por reclamação do cliente ou inserida manualmente, o Robô (Operador Virtual) analisa o local e o tipo da ocorrência e, automaticamente, aciona a melhor equipe para o atendimento, considerando a distância e a disponibilidade da equipe. Este acionamento respeita certos parâmetros determinados para a otimização do tempo de atendimento.

 

Monitoramento

O Operador Virtual envia, automaticamente, mensagens para as equipes que estiverem com o tempo de atendimento ou de deslocamento acima de tempos determinados, solicitando que a equipe entre em contato para relatar dificuldades ou imprevistos. Desta forma, o Centro de Operações está mais próximo das equipes, monitorando aquelas que precisam de ajuda.

atendimento enel robo

Abertura automática de ocorrência de Permissão de Trabalho Programado

Quando uma equipe solicita via mensagem o início de um trabalho programado, o Operador Virtual verifica todos os dados da programação e da equipe solicitante e, quando os dados estiverem conforme o planejado, ele realiza o envio automático da ocorrência programada à equipe, assim como direcioná-la para o ponto de trabalho indicado na programação. Este processo agiliza o despacho das programações, fazendo com que as equipes sejam mais eficientes, poupando tempo que será utilizado para aumentar a eficiência das operações emergenciais.

 

Predição automática de ponto de defeito

O Operador Virtual analisa as reclamações de clientes que estão em um mesmo ponto protegido e as agrupa, quando as reclamações estão dentro dos parâmetros estabelecidos. Com isso, é possível enviar as equipes ao ponto exato do dispositivo que está desligado, evitando deslocamentos desnecessários. Além disso, ele avalia e realiza a retirada das equipes adicionais que estavam atribuídas para o mesmo local, permanecendo apenas a melhor equipe segundo os critérios definidos, diminuindo assim o tempo de atendimento e otimizando a alocação dos recursos para o atendimento a outras reclamações.

 

Localização de defeito

Quando uma equipe encontra um defeito em campo, ela envia uma mensagem de localização de defeito com detalhes sobre o defeito encontrado e a previsão de reparação. Essa informação é tratada pelo Operador, mas todo o processo de registro das informações como o detalhamento do defeito, o local, a equipe que localizou o defeito e a equipe que recuperou o mesmo, são realizadas pelo Operador Virtual.

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