Veja aqui também: Enel e governo de SP instalam iluminação inteligente na ciclovia Novo Rio Pinheiros.
Além da baixa necessidade de manutenção, o caminhão, que possui um cesto aéreo de 13 metros e suporta cerca de 136 quilos, possibilita a realização de tarefas operacionais de forma mais ágil, segura e simplificada. Tanto o cesto aéreo quanto o chassi são movidos a energia elétrica, o que contribui para o aumento da eficiência energética.
“O caminhão elétrico com cesto aéreo é um dos mais modernos do mercado brasileiro. A iniciativa está alinhada aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os benefícios estão relacionados à redução dos impactos ao meio ambiente e orçamentários, uma vez que é um veículo com emissão zero de carbono e sem custo de abastecimento para a companhia.”
Orçado em R$460 mil, o projeto foi custeado pela companhia e desenvolvido pela equipe de Mobilidade e Frota da Enel Brasil, em parceria com a Jac Motors e Terex Corporation.
O veículo segue todas as diretrizes da Norma Regulamentadora NR-12, que trata da segurança e medidas protetivas ao trabalhador que utiliza máquinas e equipamentos. A autonomia de rodagem do caminhão, que chega a 220 quilômetros, dá a possibilidade de até 12 horas ininterruptas de trabalho.
“O cesto do veículo só consome energia quando está em movimento, o que é um grande diferencial. Uma vez posicionado no local de trabalho, o caminhão não consome energia.”
Para operar o novo caminhão, a Enel São Paulo oferece um treinamento especial aos seus colaboradores. Já a recarga será realizada em uma base operacional situada no bairro do Jaguaré, Zona Oeste da Capital, região em que o veículo também ficará alocado neste primeiro momento.
Todos os carregadores utilizados para recarga do caminhão são da Enel X, empresa da Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais.
A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.