Mão de obra local
Por meio do projeto de empregabilidade Enel Compartilha Oportunidade e de uma parceria criada com a Secretaria Municipal de Emprego e Renda de Rio das Ostras, a Enel Distribuição Rio tem priorizado a contratação de mão de obra local para construção da Subestação ELagos.
A previsão é que, até o final da obra, cerca de 50 vagas sejam preenchidas por candidatos capacitados pelo projeto.
"A parceria entre Enel e a Secretaria Municipal de Emprego e Renda representa o compromisso assumido pela empresa em potencializar a geração de renda nas comunidades onde atua. Por meio do projeto de empregabilidade Enel Compartilha Oportunidade, estamos selecionando em conjunto com o município de Rio das Ostras candidatos para as vagas oferecidas para as obras da Subestação Lagos, que certamente trarão desenvolvimento econômico para a região", destaca Leonardo Soares, Responsável por Sustentabilidade Enel Rio.
Subestação Sustentável
O projeto da subestação contemplou iniciativas mais sustentáveis desde a sua etapa de planejamento. Utilizando um processo de terraplanagem alternativo, o projeto irá reutilizar 40% do solo na própria obra e atividades relacionadas, evitando um descarte massivo de solo.
Além disso, as obras no local contemplaram a preservação dos recursos naturais como, por exemplo, a proteção dos corpos hídricos, evitando o assoreamento dos córregos locais por resíduos sólidos.
A contenção para as encostas, que utilizou a hidrossemeadura no plantio — técnica que promove a revegetação do solo por meio da aplicação hidromecânica de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica —, permitiu uma maior estabilidade do solo durante as obras.
No futuro, este local dará espaço para o plantio de espécies nativas e contribuirá para o aumento da biodiversidade local, provendo abrigo para diferentes espécies e contribuindo para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Além disso, diminuirá o impacto visual da obra, visto que as encostas terão o mesmo tipo de vegetação que o resto da paisagem local.
A subestação também prevê iniciativas de eficiência energética e reutilização de recursos durante a sua operação, incluindo 100% de luzes de LED, construção projetada para uso inteligente de iluminação e ventilação natural, sensores de presença e sistema de refrigeração mais modernos e eficientes.
A reutilização de recursos também está sendo explorada pela obra, repensando o descarte e reuso de água e materiais.
Redes do Futuro
A Enel Distribuição Rio, nos últimos dois anos, investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em melhorias que contribuíram com a qualidade do fornecimento de energia ao cliente.
Além da modernização da rede, investimos em equipamentos telecomandados, drones para monitoramento externo das redes e capacitação para as equipes técnicas.
Os resultados de todos esses investimentos se refletem nos indicadores de qualidade: em toda a área de concessão no, no primeiro semestre de 2021, o Índice regulatório de Duração de Interrupção (DEC) e o Índice regulatório de Frequência de Interrupção (FEC) registraram melhora de 7,1% e de 16,8%, respectivamente, como resultado dos investimentos realizados nos últimos anos na modernização e automação da rede elétrica.