Enel monta forte esquema de atuação para agilizar atendimento após danos causados pelas chuvas

Published on domingo, 19 novembro 2023

Dando sequência ao plano verão, preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite para agilizar o atendimento às emergências. “Os investimentos em tecnologia fizeram a diferença nesse momento, pois conseguimos, poucas horas depois do temporal, recuperar um bom volume de clientes por meio de manobras de telecontrole. Agora seguimos trabalhando com força total para normalizar o serviço para todos os clientes o mais rápido possível”, afirma o diretor de Operação da Enel Rio, José Luis Salas.

Os canais de atendimento da Enel também foram reforçados, inclusive com a abertura das lojas em nove cidades (Maricá, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Angra, Paraty, Araruama e Saquarema) no domingo e na segunda de feriado. “Nessas cidades as pessoas podem procurar também a loja pra fazer o registro de falta de energia. Mas é importante ressaltar que, em situações de contingência, orientamos que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento”, afirma a responsável de Mercado da Enel, Ana Teresa Neves Raposo. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608), pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.

Plano Verão

Forte esquema especial de operação e atendimento foi preparado pela Enel Distribuição Rio para enfrentar o período desafiador do verão, quando as tempestades com fortes ventos, quedas de árvores e alagamentos castigam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia para os clientes. O Plano Verão 2023/24 garante um aumento expressivo no número de equipes emergenciais em caso de fortes contingências, além de dobrar a capacidade de atendimento aos clientes pelos canais da companhia.

“Estamos acompanhando este ano um volume de chuvas acima da média, com fortes ventos. Com o impacto do El Niño, esperamos mais tempestades associadas a rajadas de ventos e raios, como a que tivemos ontem”, alerta José Luis. Segundo ele, já foram registradas esse ano cerca de 23.116 ocorrências de vegetação sobre a rede (janeiro a setembro), 19% mais que no mesmo período do ano passado. São árvores e galhos que caem sobre os cabos e geram muita destruição, muitas vezes demandando até a reconstrução de trechos de rede.

O Plano Verão conta ainda com um processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade, permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento primeiro. Escolas, hospitais, clientes eletro dependentes cadastrados no sistema são casos olhados com atenção especial.

Mas essa preparação para o verão não se dá apenas na véspera da estação, como ressalta o diretor. “Ela começa no fim do ano anterior, quando definimos os investimentos que serão executados nas regiões de maior complexidade. Depois, ao longo do ano, atuamos com ações de manutenção preventiva e corretiva, poda, digitalização da rede e obras de modernização e ampliação, a fim de chegarmos em boas condições no verão”, afirma. A empresa investiu nos primeiros nove meses do ano (Jan-Set) quase R$ 560 milhões visando a melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes, R$ 164 milhões apenas no último trimestre.

“Com tudo isso, podemos dizer aos nossos clientes que estamos muito atentos aos desafios do verão e que estamos colocando todos os nossos esforços para reduzir significativamente o impacto desse período sobre o serviço de fornecimento de energia na nossa área de concessão”, reitera José Luis.

ENEL