A previsão de desastres é essencial para reduzir emergências na rede elétrica. A colaboração com o Cemaden visa fortalecer a previsibilidade dos eventos climáticos e prevenir seus efeitos sobre infraestruturas críticas. Com especialistas de renome mundial, a colaboração tem como base o desenvolvimento de um sistema de última geração no país para previsão de impactos decorrentes de situações meteorológicas extremas. “A infraestrutura elétrica tem importância central para a sociedade. Assim, é necessário o contínuo desenvolvimento de estratégias de atuação que possam minimizar impactos para assegurar a resiliência do sistema elétrico diante de adversidades climáticas. Para sua prevenção, se faz necessária uma ampla colaboração público-privada para alinhar as melhores práticas e experiências”, explica Antonio Scala, CEO da Enel Brasil.
O Protocolo de Intenções formaliza uma aproximação e intercâmbio de conhecimentos que já estão em curso. “Estamos analisando as necessidades apresentadas para desenhar um projeto que poderá apoiar não somente a Enel; mas, todo o setor energético a partir de desenvolvimentos científicos e tecnológicos que contribuam para tornar o setor mais robusto e resiliente frente ao aumento dos eventos extremos destaca Marcelo Seluchi, Coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden. Os seis primeiros meses serão dedicados ao entendimento de necessidades e potencialidades, visando definir as possíveis ferramentas e plataformas a serem desenvolvidas para prover previsões mais precisas de condições climáticas adversas nas regiões de atuação da Enel.
Investimentos
Até 2026, a Enel vai investir em todo o País cerca de R$ 20 bilhões, sendo 80% nas áreas de concessão de suas distribuidoras no Rio, em São Paulo e no Ceará. Apenas em São Paulo, onde a companhia atende a 24 municípios da Região Metropolitana, serão R$ 6,2 bilhões, um aumento de 45% em relação à média anual realizada nos anos anteriores.
Além da melhoria da previsibilidade climática, a Enel trabalha com outras frentes em seu plano de contingenciamento e atendimento a emergências: ampliação da automação da rede; duplicação do total de podas de árvores próximas à fiação elétrica, em relação ao executado no ano passado; aumento de equipe própria em campo, entre outras ações.
Sobre a Enel Brasil
A Enel Brasil está presente em toda a cadeia energética, com atividades em distribuição, geração, comercialização e soluções sob medida para consumidores residenciais, públicos, comerciais e industriais. É um dos maiores players privados do setor elétrico brasileiro e leva energia a mais de 15 milhões de clientes por meio de suas distribuidoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Por meio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel, a companhia é um dos maiores operadores de fonte solar e eólica em termos de capacidade instalada no país, com 6,5 GW em operação, dos quais mais de 3,5 GW são de fonte eólica, mais de 1,7 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de fonte hídrica, incluindo o maior parque eólico da América Latina, o complexo Lagoa dos Ventos, localizado no Estado do Piauí. No segmento de comercialização, a Enel Trading Brasil S/A compra e vende energia convencional e incentivada no mercado livre em diversos estados e está atualmente entre as maiores comercializadoras do Brasil. Além disso, viabiliza a comercialização de IRECs e créditos de carbono das usinas da Enel Green Power. A Enel também atua no país por meio da Enel X, linha de negócios que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a transição energética, incluindo gestão de energia, projetos de iluminação pública eficiente e infraestrutura para mobilidade elétrica.
Sobre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
O CEMADEN/MCTI tem a missão fundamental de monitorar e emitir alertas para municípios prioritários de todo o território nacional da provável ocorrência de desastres associados a fenômenos naturais para os órgãos de Defesa Civil, utilizando tecnologias modernas de monitoramento e previsões hidrometeorológicas e geodinâmicas e antecipando impactos de desastres geohidrometeorológicos na sociedade, infraestruturas e ambiente. É também missão do CEMADEN promover desenvolvimentos científico e tecnológicos inovadores para avançar na qualidade dos alertas, bem como subsidiar as ações de prevenção e mitigação de desastres. Compete ainda ao CEMADEN, entre outras atribuições, assessorar instituições governamentais e tomadores de decisões sobre o diagnóstico, cenários futuros e avaliação de impactos associados a extremos de tempo e de clima em diferentes setores estratégicos do País.