3 dicas para economizar nas luzes de Natal sem perder o brilho – e a segurança

Published on terça-feira, 17 dezembro 2024

Dica 1: prefira lâmpadas LED

Uma das maneiras mais eficazes de economizar energia durante o Natal é optar pelas lâmpadas LED. Elas são até 80% mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes, segundo a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus). Ou seja, mais eficiência quer dizer mais economia para o seu bolso. Além disso, elas proporcionam a mesma intensidade de luz sem superaquecer, minimizando os riscos de incêndio.

Dica 2: verifique a potência da decoração

Quanto maior a potência maior será o consumo de energia.

Antes de sair às compras, observe a embalagem desses produtos. Nela geralmente há indicação da potência em watts (W), que está diretamente relacionada ao consumo de energia, o que impacta na conta de luz.

Escolher enfeites com menor potência pode resultar em uma decoração igualmente encantadora, mas muito mais econômica.

Dica 3: atenção ao horário para acender as luzes de Natal

Dê preferência a deixá-las ligadas entre 18h e meia-noite. Isso ajuda a diminuir o consumo de energia e evita que as lâmpadas fiquem acesas por muito tempo. Além disso, você aproveita o melhor horário para destacar a sua decoração.

Outra dica: desligue as luzes sempre que sair de casa ou quando for dormir. Isso não só reduz o consumo de energia, mas também evita a sobrecarga, diminuindo as chances de curto-circuitos.

A segurança também é motivo de atenção

Preparamos algumas dicas simples, mas que fazem diferença no quesito segurança. São elas:

  • Ao decorar áreas externas, certifique-se de usar lâmpadas adequadas para o ambiente;

  • Não utilize adaptadores do tipo "T" para ligar várias lâmpadas na mesma tomada. Essa prática pode não só sobrecarregar o sistema elétrico como também aumentar o consumo de energia devido à dissipação de calor;

  • Certifique-se de que o produto possua o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante que aquele produto atende aos padrões de segurança e eficiência energética.

 

Neste Natal, é possível unir segurança e economia. Com estas orientações, você pode decorar sua casa e, ao mesmo tempo, manter o consumo de energia sob controle, garantindo um fim de ano tranquilo ao lado de quem ama.

 

Leia também: 20 dicas de segurança com a eletricidade!

ENEL