Enel anuncia investimento de R$ 25 bilhões no Brasil

Empresa investirá mais de R$ 25 bilhões até 2027, com foco no fortalecimento e modernização das redes de distribuição dos três estados em que atua

Published on quarta-feira, 15 janeiro 2025

Entre as medidas incorporadas no plano estão:

  • Reforço das equipes de campo segundo previsões meteorológicas (incluindo a mobilização de técnicos de outros estados e países);

  • Contratação de eletricistas próprios;

  • Aumento da frota de geradores;

  • Ampliação dos canais de atendimento.

 

Resposta ao desafio das mudanças climáticas

No estado de São Paulo, que vem sendo severamente afetado por crises climáticas, serão investidos cerca de R$10,4 bilhões, com foco no fortalecimento, digitalização e expansão da rede de distribuição. 

Segundo Antonio Scala, CEO da Enel Brasil, será dada prioridade também ao desenvolvimento de medidas e soluções que agilizem o restabelecimento de energia, principalmente em situações de eventos climáticos extremos.

Antonio Scala, CEO da Enel Brasil, comentou os investimentos futuros e as iniciativas da empresa

A capital paulista sediou também um projeto piloto que reforçou a automação de três bairros que já contam com gestão remota de energia. Em pouco tempo, o projeto trará dados e informações valiosas que contribuirão para entender o grau de automação necessário para reforçar a resiliência de bairros críticos.

O estado do Rio de Janeiro, por sua vez, viu o impacto positivo da tecnologia self-healing – uma tecnologia de auto-recuperação de circuitos sob o comando de uma inteligência artificial capacitada para recompor a rede após detectar falhas e defeitos. Só no ano passado, o sistema fez com que cerca de meio milhão de pessoas não tivessem o fornecimento interrompido.

A obstrução causada por árvores e galhos caídos na fiação também representa um desafio à empresa. Só no estado fluminense, foram realizadas cerca de 500 mil podas no ano passado, enquanto a área de concessão de São Paulo viu outras 600 mil podas efetuadas. A Enel tem, junto às gestões municipais, o compromisso de minimizar o impacto causado pela queda de árvores na rede elétrica.

A ampliação do serviço de podas vem minimizando o efeito adverso de chuvas e tempestades

Inovações do plano verão

Parte do esforço para os próximos anos é a digitalização das redes elétricas, o que aumenta sua resiliência para combater o impacto das adversidades climáticas e operacionais. Entre as medidas estão:

  • Automação da rede: sistemas que promovem o religamento automático em casos de interrupção, reduzindo o impacto para os clientes;

  • Pré-alerta climático: parceria com o Climatempo, já que o aprimoramento da previsão de eventos climáticos é fundamental para uma ação eficiente e minimizadora de impactos negativos;

  • Contratações: com mais de 5 mil contratações previstas até 2026, os três estados em que a empresa atua receberão reforços para suas operações;

  • Podas preventivas: a intensificação do serviço de podas vem mitigando as adversidades de eventos climáticos em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará;

  • Self-healing: tecnologia que permite a recomposição automática da rede após falhas, minimizando o tempo de desabastecimento;

  • Medição inteligente: equipamentos como o smart meter, que comunica automaticamente quando há interrupção do serviço, fazem toda a diferença na solução de problemas e também contribuem para a gestão eficiente do consumo de energia elétrica. A área de concessão de São Paulo, com 1,2 milhão de smart meters instalados, é hoje o maior parque de medição inteligente do país;

  • Ampliação da frota de geradores: a disponibilização de geradores, com foco em clientes críticos e vitais, é essencial para a garantia da saúde e bem-estar da população. Hoje, são cerca de 900 equipamentos disponibilizados para situações de crise;

  • Implantação de subestações móveis para pontos críticos: com foco no fortalecimento de áreas críticas, as subestações móveis contribuem para que, mesmo nas regiões mais severamente afetadas e de difícil acesso, o impacto negativo causado por situações adversas seja minimizado.

Com a contratação de 5 mil novos eletricistas até 2026, a força tarefa da Enel recebe importantes reforços

Impactos positivos

Antonio Scala destaca, ainda, que as iniciativas já reduziram significativamente o tempo médio de atendimento aos clientes. Em novembro, foi registrado o menor tempo de atendimento dos últimos três anos. “Estamos acelerando investimentos para oferecer uma rede mais moderna e resiliente, alinhada às demandas climáticas e ao crescimento do país”, afirmou o executivo.

Com essa iniciativa e o trabalho diário de milhares de eletricistas e gestores, a Enel reforça o seu compromisso em garantir um fornecimento de energia mais seguro e eficiente para milhões de brasileiros.

Leia também: Plano de Ação de Emergência

 

ENEL