- Os dias longos e quentes do verão podem fazer a conta de luz aumentar. Aqui vão algumas dicas para você cuidar bem do seu bolso e evitar desperdícios.
Ar-condicionado, ventiladores, geladeira sobrecarregada... Parece que o verão conspira para que a gente acabe gastando um pouquinho a mais nas contas. É comum aumentarmos também o nosso consumo com dispositivos de climatização ou de refrigeração de alimentos e bebidas.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a economizar e evitar que a sua conta de luz aumente no verão.
Dica 1: evite depender somente do ar-condicionado
O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Com o calor ele se torna quase imprescindível. A dica é evitar o seu uso por períodos muito longos.
Se possível, dê preferência aos modelos inverter, mais modernos, econômicos e que também trazem resultados positivos para a economia na conta de luz. Segundo empresas do ramo, os modelos inverter chegam a consumir até 40% menos de energia do que modelos convencionais.
Quando o calor permitir, pode-se optar também pelo uso de ventiladores, que gastam muito menos energia do que um ar condicionado.
Dica 2: preste atenção nos banhos
Pode não parecer, mas o chuveiro é um dos grandes vilões quando o assunto é consumo de energia. Um banho de 15 minutos consome, mais ou menos, a mesma quantidade de energia de 400 lâmpadas LED acesas por uma hora. O verão é uma boa oportunidade para cortar um pouco desse gasto, já que o calor permite que a gente tome banhos menos quentes e que impactam menos na conta de luz.
O consumo de energia do chuveiro costuma ser mais alto no inverno por conta da temperatura da água. No entanto, é importante se atentar à quantidade maior de banhos que costumamos tomar no verão. Além do gasto de água, o chuveiro também gasta energia, mesmo em temperaturas mais baixas.
Banhos mais rápidos já ajudam a cortar em torno de 30% dos seus gastos com energia elétrica. Uma boa dica é programar seu banho para as horas mais quentes do dia. Dessa forma, você não vai nem sentir saudade da água quente e, dependendo da temperatura, o banho pode ser mais refrescante e econômico.
Dica 3: cuide dos eletrodomésticos: TVs, computadores e geladeira
Algumas práticas muito simples também fazem a diferença. Lembre-se de sempre desligar o monitor do seu computador após 15 minutos de inatividade e de desligá-lo completamente após mais de duas horas. Também não esqueça de desligar a sua TV se ninguém estiver assistindo.
Quanto às geladeiras, é importante se certificar de que a borracha de vedação está em bom estado e evitar abrir a porta desnecessariamente para não sobrecarregar o equipamento.
Segurança em primeiro lugar
Como sempre, temos que colocar a segurança em primeiro lugar — a nossa e a dos outros também!
Quando for sair de viagem, não se esqueça de desligar todos os aparelhos eletrônicos e mantê-los em um local protegido da chuva. Também preste atenção às crianças: não deixe que brinquem próximas a postes e fios, mantendo sempre as tomadas protegidas. É importante verificar as instalações elétricas da sua casa com certa regularidade a fim de evitar problemas.
Por que economizar energia?
A redução no custo da conta de luz é sempre bem-vinda, mas a economia de energia traz outros benefícios.
A otimização do consumo traz consigo um impacto positivo para o meio-ambiente, contribuindo para o futuro sustentável que queremos deixar para as gerações futuras. O uso consciente de energia, junto à adoção de hábitos eficientes e sustentáveis, é um passo dado nessa direção.
Leia também: Por trás dos postes: o esforço dos técnicos que garantem energia com segurança