Mais educação e empregos
Não só com a operação o projeto tem trazido benefícios para a região. Ainda durante a construção, o complexo gerou mais de 3,5 mil empregos, com destaque para a contratação de 1.030 trabalhadores locais, sendo 335 mulheres, promovendo diversidade e desenvolvimento na região. A renda gerada durante a construção ultrapassou os R$7 milhões, gerando uma contribuição significativa para a economia local.
A Enel também investiu em projetos de sustentabilidade, beneficiando mais de 41 mil pessoas nas comunidades próximas. Iniciativas como capacitação profissional, educação ambiental, empreendedorismo e cultura foram executadas para estimular o desenvolvimento socioeconômico da região.
Apoio às iniciativas e empreendimentos
Entre os programas sociais, destaca-se o Enel Compartilha Oportunidade, que promoveu cursos profissionalizantes em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Foram formadas 192 pessoas, incluindo duas turmas exclusivas para mulheres. Além disso, o projeto Baú de Leitura levou salas de leitura e acervos literários para escolas da região, beneficiando mais de 770 estudantes.
A Enel também impulsionou o empreendedorismo local, apoiando 10 associações por meio de projetos que fortalecem a economia da comunidade.
Protagonismo no setor de energias renováveis
Com a inauguração do Parque Solar Arinos, a Enel Green Power reforça sua posição como a maior operadora de energia solar e eólica do Brasil, com uma capacidade instalada de 6,6 GW, incluindo fontes eólicas, solares e hídricas.
Sendo a segunda maior usina solar da Enel Green Power no Brasil (a maior é a de São Gonçalo, no Piauí), o Parque Solar Arinos não representa apenas um avanço para o setor de energia, mas também um exemplo do impacto positivo que grandes empreendimentos podem trazer às comunidades locais, provando que sustentabilidade e desenvolvimento econômico podem caminhar de mãos dadas.
Saiba mais sobre a Enel Green Power
A Enel Green Power é referência mundial em energia renovável e segue investindo em projetos que promovem um futuro mais sustentável. Clique aqui e saiba mais sobre os avanços da energia limpa no Brasil.
Leia também:
Histórias que conectam: Heynne Lima e Jocimary Santos