- Superação e representatividade. Conheça as histórias de Heynne e Jocimary, duas mulheres eletricistas da Enel.
Na Enel, cada dia é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. É nisso que acreditam Heynne Lima e Jocimary Santos, duas eletricistas do setor de emergência de restabelecimento de energia que inspiram e incentivam outras mulheres a entrarem na área.
As eletricistas refletiram sobre representatividade no setor e ainda compartilharam dicas para outras mulheres que queiram também fazer parte do mundo da energia elétrica. Confira a seguir!
Oportunidades no setor elétrico
Heynne Lima ingressou no time da Enel em dezembro de 2023, atualmente ela faz parte do time de emergências e restauração de fornecimento de energia dos consumidores. Para ela, o trabalho vai muito além da carreira, é uma missão de ajudar as pessoas.
"É muito gratificante restaurar a energia de alguém. Ver o cliente feliz por voltar a ter energia é uma das partes mais recompensadoras do meu trabalho", diz.
Segundo Heynne, trabalhar na Enel não é apenas sobre o trabalho diário, mas também aprendizado constante e evolução. Ela ainda destaca que almeja crescer dentro da empresa e se especializar cada vez mais na área técnica.
Jocimary Santos também trabalha em emergências e restabelecimento de energia, lidando diariamente com a manutenção de cabos rompidos e a correção de faltas de fase. Para ela, é uma paixão que reforça a importância da conexão com os clientes e promove a sensação de dever cumprido, além de representar a realização de um sonho.
"Quando recebi a ligação para o trabalho, chorei de felicidade. Muitos eletricistas sonham em estar aqui, e eu consegui!", desabafa.
A expansão do número de mulheres eletricistas
A presença de mulheres no setor elétrico, especialmente em tarefas como a instalação de novos medidores e atendimentos a emergências, tem se tornado uma realidade cada vez mais comum na Enel. Heynne, Jocimary e as outras 122 mulheres eletricistas da companhia em São Paulo, no Ceará e no Rio de Janeiro têm mostrado, diariamente, que a competência e a dedicação não têm gênero.
Caliana Barros Moreira, responsável por Recrutamento e Seleção na Enel, concorda que é fundamental trazer mais inclusão para a operação e destaca: “Em uma profissão tão masculina, sabemos que as mulheres trarão outras competências que enriquecerão e melhorarão nossas operações.
Dicas para entrar na Enel
Para outras mulheres que desejam seguir essa carreira, Heynne e Jocimary concordam no mesmo ponto: o segredo é abraçar as oportunidades e nunca parar de aprender.
Para elas, o trabalho é a chance de fazer a diferença na vida das pessoas todos os dias.
Faça parte da Enel Brasil
O setor elétrico está cheio de oportunidades, com treinamento técnico de alta qualidade, suporte e uma equipe unida. A Enel oferece a plataforma perfeita para quem quer se destacar e evoluir na área.
Benefícios de trabalhar como eletricista na Enel:
Treinamento técnico especializado;
Oportunidades reais de crescimento;
Ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo;
Impacto positivo nas vidas das pessoas.