- Embora pareça uma tarefa simples e sem riscos, mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado pode ser perigoso e prejudicar o bom funcionamento do aparelho, especialmente nos modelos elétricos tradicionais. Entenda detalhes e veja como fazer isso com segurança.
Seja no calor, para dar aquela boa refrescada após um dia todo de trabalho, na volta da praia, ou em tempos frios, para aquecer o corpo depois de chegar da rua, o banho é parte da rotina diária dos brasileiros. Mas sabe quando entramos no box, ligamos o chuveiro e ele não está na temperatura que gostaríamos?
Neste momento, alguns desligam o aparelho e ajustam. Outras pessoas preferem mudar a temperatura com ele ligado. Mas já notou que, para alguns modelos, no momento em que o ajuste é feito a luz pisca e o barulho da ducha muda? Isso ocorre porque esse é um hábito danoso tanto para a sua segurança quanto para a integridade do aparelho. Saiba mais a seguir.
Como mudar a temperatura da água do chuveiro?
Mudar a estação do chuveiro enquanto ele está ligado (no caso dos chuveiros elétricos tradicionais mais simples) pode trazer riscos à segurança, como choques elétricos e também danos ao aparelho, como queimar a resistência.
Os chuveiros elétricos tradicionais são ligados à rede de energia . Para que a água saia quente, a mesma entra em contato com uma resistência elétrica.
Esse tipo de chuveiro funciona com um sistema que exige o desligamento total antes de qualquer ajuste na temperatura, garantindo que o fluxo de energia não seja interrompido de forma brusca. E em uma casa, o chuveiro é um dos equipamentos com maior passagem de corrente elétrica. Por isso, o ideal é desligar o chuveiro antes de mudar a temperatura.
Por outro lado, os chuveiros eletrônicos são uma solução moderna e segura. Com eles, é possível ajustar a temperatura sem desligar o aparelho graças à tecnologia que regula o aquecimento de maneira mais estável e eficiente.
Ou seja, antes de tentar ajustar a temperatura do seu chuveiro com ele ligado, leia o manual do aparelho para saber o tipo de ducha que você tem em casa.
Veja outras dicas que ajudam a usar o chuveiro com segurança:
Instale o chuveiro com um eletricista qualificado. Isso garante que a fiação, tomada e disjuntores estejam de acordo com as normas de segurança e manual do equipamento.
Verifique a resistência periodicamente. Ela pode se desgastar. Se houver qualquer sinal de defeito, substitua a resistência imediatamente.
Certifique-se de que a instalação elétrica está de acordo com as normas, especialmente no que se refere ao aterramento.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Leia também: Cuidado nas alturas: os riscos de soltar pipa perto de redes elétricas