Dia Mundial da Meteorologia: por que a meteorologia faz diferença para o setor energético?

Juntas, ciência e energia caminham lado a lado para desenvolver soluções cada vez mais eficazes no combate às mudanças climáticas.

Published on sexta-feira, 21 março 2025

Eventos climáticos extremos, como tempestades, enchentes e furacões, serão cada vez mais frequentes

Eventos climáticos extremos, como tempestades, enchentes e furacões, serão cada vez mais frequentes

Tudo isso é consequência direta do impacto da intervenção humana no planeta, com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento aumentando a temperatura da atmosfera e dos oceanos. 

A transição energética também é essencial para os dias de hoje mas, quando o assunto é prevenção de calamidades, não podemos abrir mão das ferramentas que as ciências, tal como a meteorologia, também nos oferecem para combater calamidades e desastres ambientais.

O que é o Cemaden?

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais foi fundado em 2011 e tem como principal finalidade o desenvolvimento de um sistema de monitoramento, prevenção e gerenciamento de eventos climáticos extremos em todo o território brasileiro. 

Gerido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Cemaden tem à sua disposição as mais modernas tecnologias de monitoramento e previsão hidrometeorológicas e geodinâmicas, antecipando o impacto de desastres futuros e traçando as preparações adequadas. Também cabe ao Cemaden a promoção de inovações científicas e tecnológicas nas áreas da meteorologia e da geociência, sendo um dos principais órgãos brasileiros envolvidos no desenvolvimento da C&T&I (Ciência, Tecnologia e Inovação)

No ano passado, o Seminário de Resiliência Climática foi ocasião da assinatura da parceria entre Enel e Cemaden

No ano passado, o Seminário de Resiliência Climática foi ocasião da assinatura da parceria entre Enel e Cemaden

Com essa parceria, a Enel conta com um aliado valioso na prevenção contra as adversidades climáticas causadas pelo impacto humano no planeta, e o Cemaden amplia seu impacto positivo na sociedade brasileira.

Como funciona a parceria entre a Enel e o Cemaden?

O acordo firmado prevê o compartilhamento de tecnologias, especialistas e know-how (conhecimento técnico) do maior centro de ciência meteorológica do Brasil, ampliando a capacidade de previsão e preparo da Enel para eventos climáticos. 

Nestes seis primeiros meses de parceria, como explica Marcelo Seluchi, Coordenador-Geral do Cemaden, foi traçada uma avaliação das necessidades e potencialidades da rede de distribuição, para então serem desenvolvidas ferramentas e plataformas que beneficiem o setor de energia como um todo. Tudo isso a partir do avanço científico e tecnológico na previsão e gerenciamento das adversidades apresentadas pelas mudanças no clima. 

Assim, a capacidade e conhecimento técnicos do Cemaden passam a servir de base para as operações da Enel em eventos extremos, em uma cooperação que visa também desenvolver novas práticas e planos, trazendo inovação e renovação ao setor de distribuição de energia.



Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!

Leia também: Resultados dos Projetos de Sustentabilidade Enel em 2024

ENEL