Quem nunca olhou para a paisagem e, ao ver um pássaro pousado tranquilamente sobre os fios elétricos, se perguntou: por que, afinal, ele não leva um choque? Bom, a resposta é simples e não é feitiçaria e nem tecnologia, é física! Entenda neste artigo o que é esse fenômeno e compartilhe com os seus amigos curiosos.
Por que os pássaros pousam nos fios e não levam choque?
A explicação está em um princípio básico da eletricidade: a ausência de diferença de potencial elétrico. Mas o que isso quer dizer?
Em outras palavras, para que um choque elétrico aconteça, é necessário que exista uma diferença de potencial (DDP) entre dois pontos, ou seja, entre superfícies com voltagens diferentes. Logo, como a distância entre as patas é quase nula, não há essa diferença de volts suficiente para dar um choque e, por isso, eles permanecem seguros.
No entanto, se o pássaro estiver em contato com um fio e outra superfície com uma voltagem diferente ao mesmo tempo, como o solo, o choque acontecerá, pois há uma diferença de potencial entre elas.
Outro fator que pode evitar o choque é a capa protetora dos fios, que previne que a eletricidade entre em contato com o ambiente externo.
Então, se o pássaro entrar em contato com o fio protegido sem encostar no poste, em outro fio ou na faixa das casas, ele não sofrerá danos, pois não haverá condução de energia sobre ele. Mas isso quer dizer que esses fios são inofensivos para humanos também? Não! Embora a capa isolante seja eficaz para proteção, ela não impede o contato com partes não protegidas ou com os fios em condições diferentes de tensão.
Por isso evite tocar em qualquer cabo elétrico, mesmo que pareça coberto, pois a proteção nem sempre significa isolamento total. É fundamental que tenha muito cuidado com os fios elétricos e evite qualquer tipo de contato direto com os mesmos, mantendo distância segura.
Fios de energia: 3 dicas de segurança
Confira o que fazer caso encontre alguma irregularidade nos fios elétricos.
O que fazer se encontrar um fio partido?
Se você encontrar um fio de energia partido na rua, nunca toque nele, nem tente manuseá-lo com cabos de vassoura, canos plásticos ou qualquer outro objeto. Mantenha uma distância segura e entre em contato imediatamente com a distribuidora de energia para que a remoção seja realizada de forma segura.
Como se proteger durante chuvas fortes?
Durante chuvas fortes, evite caminhar na rua. Condições climáticas severas, como ventos de alta velocidade, podem derrubar árvores e, consequentemente, danificar postes e fiações, aumentando o risco de acidentes. Fique sempre atento e procure abrigo em local seguro.
O que fazer se presenciar um acidente envolvendo fiação elétrica?
Se presenciar um acidente de carro envolvendo postes ou fiação de energia elétrica, mantenha distância, pois o risco de choque pode ser alto. Além disso, é fundamental ligar para o Corpo de Bombeiros (193) e para a Enel, de acordo com a sua região, ou para a distribuidora que atenda ao local do acidente.
Telefones de emergência da Enel:
Enel SP (0800 72 72 196)
Enel RJ (0800 28 00 120)
Enel Ceará (0800 28 50 196)
Na Enel, eficiência e segurança são palavras de ordem. Por isso, se quiser saber mais dicas de segurança com a rede elétrica, acesse aqui.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe o site da Enel e saiba tudo sobre o universo da energia e sustentabilidade.
Leia também: Por trás dos postes: o esforço dos técnicos que garantem energia com segurança