Pioneirismo em sustentabilidade
Antes de concluir sua primeira contratação de energia eólica, a Lojas Renner já era pioneira na implementação de estratégias focadas em sustentabilidade. Desde 2011, a varejista realiza o inventário de emissões de gases de efeito estufa e, desde 2016, neutraliza 100% de suas emissões inventariadas nos escopos 1, 2 e 3. Em 2018, além de comprometer-se a alcançar a marca de 75% do consumo energético corporativo oriundo de fontes renováveis de baixo impacto até o fim de 2021, fixou para a mesma data a meta de reduzir em 20% as emissões de carbono liberados na atmosfera em comparação com o inventário de 2017.
Com foco nesses objetivos, a varejista viabilizou, a partir de 2018, a implantação de três empreendimentos de geração de energia solar. Elas estão localizadas em Vassouras (RJ), Pântano Grande (RS) e Café Sem Troco (DF), e somam potência instalada de 2 MW. Sob responsabilidade de investidores parceiros, as unidades abastecem oito lojas da marca Renner no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Brasília e proporcionam uma economia de até 27% em relação às tarifas que seriam pagas no Ambiente de Contratação Regulada.
Além disso, desde 2017 as novas lojas seguem as premissas da certificação LEED – e três unidades e a sede administrativa já obtiveram o reconhecimento, concedido pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC). O novo CD, em (SP), também está em processo de certificação LEED e receberá 100% da energia proveniente do parque eólico. Todas as lojas contam ainda com iluminação de LED, que consome menos, e 34% delas têm sistemas de automação e gestão remota, para aumentar a eficiência energética.
A gestão de Energia Elétrica é realizada em plataforma única onde foram incluídas todas as unidades consumidoras da Companhia (no Brasil, Uruguai, Argentina, China e Bangladesh).