Quem venceu o Prêmio Parceiro Responsável?
A premiação destacou os trabalhos das empresas Cosampa, AVSI, Condumax, Schneider Electric e Nouvenn Iot. Os vencedores foram selecionados por um comitê interno da Enel que avaliou cerca de 80 práticas inscritas por cerca de 40 empresas fornecedoras, considerando critérios como relevância, resultados, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e inovação.
As empresas concorreram nas categorias segurança do trabalho, meio ambiente, economia circular, direitos humanos e inovação para sustentabilidade.
De acordo com Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil, os fornecedores são parceiros indispensáveis para que a empresa avance de forma sustentável. “O Prêmio Parceiro Responsável é uma forma de reconhecer e celebrar o empenho e a dedicação daqueles que ajudam a transformar nossas estratégias em resultados concretos para a sociedade e o meio ambiente”, disse.
Conheça os vencedores do prêmio Parceiro Responsável da Enel
- Segurança do Trabalho: GRUPO COSAMPA — “Lições Aprendidas, Jamais Esquecidas”, com ações de treinamento contínuo e troca interna de melhores práticas em campo, que promoveram a redução dos índices de acidentes de trabalho.
- Meio ambiente: AVSI BRASIL — “Projeto Regenera: Bioágua e Ecofossa no Semiárido Piauiense”: tratamento biológico de águas cinzas domésticas e reuso na produção de alimentos, por famílias próximas ao Complexo Eólico de Lagoa dos Ventos da Enel.
- Economia Circular: CONDUMAX — “Renovando o Futuro com XLPE Reciclado”: reciclagem e reaproveitamento de resíduo moído de XLPE (polietileno reticulado), para a fabricação de mourões e cruzetas poliméricas.
- Direitos Humanos: SCHNEIDER ELECTRIC — “Programa de acesso a treinamento (A2T)”, em parceria com ONGs e instituições de ensino para formação técnica profissionalizante gratuita de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, nacionalmente, : em profissões relacionadas à energia, tais como: eletricista instalador, automação residencial e predial, energias renováveis , contribuindo para a empregabilidade e aumento da renda familiar.
- Inovação em Sustentabilidade: NOUVENN IoT — “Solução de Automatização e Telegestão para P.P.P. de Iluminação Pública”, promovendo a gestão de falhas, aumento da qualidade do serviço e redução do desperdício de energia.
Transição energética no Brasil
O público presente no evento teve a oportunidade de conferir o painel Desafios e oportunidades da transição energética no Brasil. Com moderação de Marcia Massotti, o painel contou com o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre; a Head de Desenvolvimento de Negócios da Waycarbon, Luisa Valentim; e o coordenador-geral substituto de Operações e Modelagem do Cemaden, Giovanni Dolif.
Durante a conversa, Guilherme Lencastre aproveitou para frisar que o Brasil tem uma matriz energética única, “com recursos abundantes de ventos e sol, um sistema interconectado que nenhum outro país tem e um potencial de crescimento imenso”. Ainda segundo o presidente da Enel São Paulo, o mercado mundial começou a enxergar a potencialidade do Brasil e citou um exemplo. “Cada vez mais se fala em hidrogênio verde.”
Netzero e investimentos na rede
Guilherme aproveitou o momento para falar sobre netzero e lembrar que a Enel antecipou em 10 anos, de 2050 para 2040, a meta de zerar emissões diretas e indiretas de CO2. O presidente da Enel São Paulo aproveitou também para falar aos convidados sobre o anúncio feito pela Enel sobre os investimentos para o próximo triênio no Brasil. “Esses aportes recordes previstos para o triênio 2025-2027 só serão possíveis com o compromisso e a preparação dos nossos parceiros de negócios”, frisou.
Investimentos e perspectivas futuras
O evento também incluiu uma apresentação do plano de investimentos da Enel, realizada por Francesco Tutoli, CFO do Grupo no Brasil, e um painel sobre o tema de “Perspectivas futuras e oportunidades para os fornecedores”, moderado por Esther Cures, Diretora de Procurement, com a participação dos executivos das diversas linhas de negócio da Enel: Marco Fada - Responsável Enel Grids Brasil. Luiz Otávio - Responsável Market Enel Brasil, Francisco Scroffa - Responsável Enel Retail Brasil e Karla Carvalho Responsável HSEQ em Geração de Energia no Brasil.
O Programa Parceiro Responsável
A premiação faz parte do Programa Parceiro Responsável, que tem como propósito fomentar o engajamento e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos da Enel nos temas de sustentabilidade, incluindo integridade, governança e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
A iniciativa promove eventos voltados a fornecedores diretos e indiretos, abordando questões relevantes para esse público como saúde e segurança do trabalho, direitos humanos, gestão ambiental, economia circular e adaptação climática.