“Estamos antecipando mudanças importantes pelas quais o mercado de energia vai passar nos próximos anos. Já é perceptível que a relação entre distribuidoras de energia e clientes está mudando. As exigências da sociedade para uso de fontes renováveis estão cada vez maiores e, por isso, as empresas do nosso grupo se colocam como vanguarda nesse processo”

Pioneirismo inteligente
O projeto piloto vai beneficiar cerca de 300 casas do município de Eusébio, a 27km da capital. A estrutura elétrica do condomínio será transformada numa microrrede autônoma, capaz de fornecer energia mesmo sem estar conectada com a distribuidora.
“O volume de energia que não for consumido instantaneamente, será armazenado em baterias de alta tecnologia e poderá ser enviado para a rede da Enel Distribuição Ceará, gerando créditos nas contas de luz dos moradores”
A fase inicial do projeto já foi concluída. A Enel X instalou 96 painéis fotovoltaicos de energia solar nas residências e nas áreas comuns do loteamento. No primeiro mês de funcionamento do sistema, a conta de luz do condomínio veio 30% mais barata. Além dos benefícios financeiros, a energia limpa vai evitar a emissão de cerca de cinco toneladas de CO2 na atmosfera por ano. A próxima etapa prevê a modernização dos medidores, a instalação do sistema de armazenamento de energia e da rede de comunicação por fibra ótica.
O Projeto Microrrede Inteligente conta com financiamento do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. No Brasil, há poucos sistemas híbridos (geração fotovoltaica, diesel e baterias) em operação na Região Norte e em algumas ilhas marítimas. Nos casos já existentes, a tecnologia, além de ser mais simples, não está conectada à rede elétrica.