
O furto de energia elétrica, também conhecido como “gato”, além de ser uma ação criminosa, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, afeta diretamente a qualidade de nossos serviços e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
De forma anônima, os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet ou pelo número 0800 da Enel.
Confira a seguir:
Rio de Janeiro:
Ceará:
Goiás
São Paulo
Todas as ações da operação Energia Legal respeitam as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. Inclusive, fornecemos aos nossos clientes orientações para o combate ao Coronavírus.
Consumo consciente de energia
Ao longo da ação, disponibilizamos dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, oferecemos informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal.
O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.