Perguntas Frequentes
Possui alguma dúvida? Veja se podemos lhe ajudar antes de nos enviar uma mensagem.
Conta de energia
A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail indicado por você. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.
Se você ainda não tem, mas quer receber a conta por e-mail, cadastre pela agência virtual.
Importante: mantenha seu cadastro sempre atualizado com um endereço e não esqueça de incluir o remetente atendimento@eneldistribuicao.com.br na sua lista de favoritos, para evitar que nossos comunicados caiam na caixa de spam.
Você pode solicitar a segunda via da sua fatura pela agência virtual, através do Aplicativo Enel iOS e Android, e das nossas redes sociais.
Você pode consultar suas contas em aberto de forma fácil clicando aqui usando sua unidade consumidora e CPF/CNPJ, ou acessando a agência virtual. Você também pode consultar seu débito por meio do Aplicativo Enel para iOS e Android.
Você pode escolher uma entre as seis opções de vencimento: 01 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 de cada mês. Acesse a Agência Virtual, no site, clique no menu e em "solicitar serviços”, depois selecione a opção de alterar a data de vencimento.
Você também pode ligar gratuitamente no 0800 da Enel Goiás (0800 06 20 120). Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e documento de identidade.
A alteração da data de vencimento só poderá ocorrer após o período de 12 (doze) meses da última alteração.
Quem coloca a conta de energia no débito automático tem muitas vantagens: nada de filas, juros ou multas por atraso. Como de costume, você receberá a sua conta com antecedência para conferência e acompanhamento do seu consumo.
Você pode cadastrar sua conta no débito automático em nossa agência virtual ou acessando o site do seu banco.Para cadastrar a conta no débito automático acesse o site do seu banco e Llembre-se de ter em mãos uma conta de energia elétrica, CPF, e o cartão do banco. Depois de cadastrado, usufrua do conforto e comodidade do débito automático.
Em nosso site, você pode acessar a nossa agência virtual e verificar as opções disponíveis. Ou, se preferir, acesse o site do seu banco, entre com sua agência e conta e selecione a opção “pagamentos”. Basta acessar o site do seu banco, entrar com sua agência e conta, e selecionar a opção “pagamentos”.
Para efetuar o parcelamento, é necessário ter, no mínimo, duas faturas. Além disso, uma delas deve ter pelo menos 60 dias de vencimento (classes: Rural, Residencial, Baixa Renda e Ex Baixa Renda).
O parcelamento do valor da fatura só poderá ser solicitado pelo titular ou representante legal.
Você pode requisitar o parcelamento pré-aprovado pela nossa Agência Virtual e pelas nossas lojas de atendimento.
Trata-se de um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de Baixa Renda.
Tem direito ao desconto:
- Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até três salários-mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia (Cliente Vital).
- Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada): idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar até 1/4 do salário-mínimo.
Quem pode solicitar: titular do benefício ou titular da unidade consumidora, com o RG e CPF do beneficiário e o número do benefício.
Onde solicitar: Lojas de Atendimento.
Documentação Necessária:
- CPF, RG ou outro documento de identificação com foto, NIS (Número de Inscrição Social) ou NB (Número do Benefício), conta de luz.
- Indígenas ou Quilombolas: caso não possua RG ou CPF, o cliente deve apresentar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
- Cliente Vital: além dos documentos mencionados acima, o cliente deve entregar a cópia do laudo médico comprovando a necessidade do uso de aparelhos ligados à energia elétrica constantemente. O Atestado Médico deve certificar a situação clínica e de saúde do morador portador da doença ou da deficiência, bem como a previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Prazo: O desconto será concedido na próxima fatura, porém, se a unidade consumidora estiver em processo de faturamento, o desconto ocorrerá na conta subsequente.
Taxas e Custos: Não há cobrança.
Atenção: O desconto do Baixa Renda nas faturas seguintes será condicionado ao envio da confirmação do cadastro pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Caso ocorra algum problema, o cliente deve procurar o CRAS (Conselho Regional de Assistência Social), que representa o MDS em sua região.
Para registrar a autoleitura, veja a data da próxima leitura na sua conta de energia. Dois dias antes desta data, vá até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial, anote o número exibido e informe em um dos nossos canais de atendimento.
A leitura Bimestral ocorre quando a leitura é colhida na sua casa a cada 2 (dois) meses.
A leitura Trimestral ocorre quando a leitura é colhida na sua casa a cada 3 (três) meses).
A Leitura Plurimensal ocorre quando a distribuidora realiza a coleta da leitura com intervalos de até 12 (doze) ciclos consecutivos. Conforme artigo 271 da Resolução Normativa da ANEEL. Na Enel possuímos três tipos de faturamento: Mensal (Rio e Ceará), Bimestral (Ceará) e Trimestral (Rio).
Importante: Essa modalidade de leitura só acontece nas áreas rurais.
O leiturista não veio, como será faturada minha conta de energia?
No mês em que não houver visita do leiturista, a sua conta será faturada com base na média de consumo dos últimos 12 meses ou pela leitura informada por você.
Em Goiás: Se você estiver localizado em área rural, seu faturamento será trimestral. Dessa forma, o leiturista comparecerá na unidade consumidora para colher a leitura em intervalos de 3 (três) meses.
Como funciona a autoleitura?
Para registrar a autoleitura, veja a data da próxima leitura na sua conta de energia. Dois dias antes desta data, vá até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial, anote o número exibido e informe em um dos nossos canais de atendimento.
Faturas de até R$80 são zeradas e o valor é repassado para o faturamento do mês seguinte, sem nenhum acréscimo.
· Como saber se estou participando do projeto?
Você receberá uma mensagem na sua conta de energia, informando que naquele mês, não precisará efetuar o pagamento.
· Como saber o valor da conta do mês?
O total a pagar vem zerado, porém o valor da conta do mês aparece como “VALOR ACUMULADO PARA O PRÓXIMO MÊS” na sua conta.
· Como sei que não devo efetuar o pagamento naquele mês?
O código de barras não é impresso.
· Como você pode cancelar?
Caso você não queira receber a fatura dessa forma e desejar realizar o pagamento, pode entrar em contato com nossa central de atendimento, lojas e redes social, solicitar a sua conta de energia com o código de barras e, caso deseje, você também pode solicitar a exclusão permanente desse tipo de faturamento.
· Minha conta pode acumular durante quantos meses?
Sua conta pode ser acumulada durante 03 meses consecutivos até atingir o valor definido para o projeto.
O Reajuste Tarifário tem periodicidade anual, sendo realizado sempre na data de aniversário do contrato de concessão. Por este motivo, as distribuidoras da Enel têm datas diferentes para a realização de seus respectivos reajustes. O reajuste tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
A Revisão tarifária é realizada a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
A Revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde comprovadas alterações significativas nos custos da concessionária e/ou modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato que impactem sobre os custos da empresa.
O programa é o incentivo à população em adotar a coleta seletiva de lixo em suas residências, proporcionando, em contrapartida, uma alternativa para contribuir no pagamento da conta de energia com o uso dos resíduos coletados. Indiretamente, o programa proporciona a geração de renda para a população, que poderá utilizar os recursos economizados para outros fins.
Como faço para participar?
Basta você ser um cliente da Enel e levar sua conta de energia a qualquer um dos pontos de coleta ou Lojas de Atendimento e fazer o seu cartão. Você irá recebê-lo na hora.
Que resíduos podem ser reciclados com o Ecoenel?
Papel, papel branco, papelão, papel misto (revistas), cadernos (sem a capa), livros, embalagem tetra park (leites, sucos e achocolatados), ferro, lata de cerveja, lata de refrigerante, ferros em geral, arames, prego, bateria de carro, chumbo, vidro, embalagem de vidro, garrafa de cerveja, garrafa de refrigerante, copo de vidro, embalagem de Nescafe, embalagem de maionese, plástico, garrafa de refrigerante (pet), embalagem de detergente, embalagem de água sanitária, embalagem de margarina, copo plástico e óleo de cozinha.
Energia
Quando falta energia, o que devo verificar antes de solicitar atendimento?
- Desligamento programado: recebeu algum aviso informando sobre a interrupção do fornecimento de energia para fazermos manutenção ou reparos na rede elétrica?
- Instalações Internas: chaves e disjuntores estão funcionando corretamente?
Se você já checou isso e continua sem luz, informe-nos através dos canais de atendimento, no sitena agência virtual, aplicativo (Android ou iOS), redes sociais e WhatsApp Elena (21 99601-9608).
O que devo fazer quando tenho pessoas em minha residência que usam equipamentos elétricos indispensáveis à vida?
O titular da conta ou familiares devem cadastrá-lo na Enel, em qualquer uma das lojas de atendimento, apresentando o atestado médico que comprove a necessidade de uso de equipamentos essenciais à vida, contendo as seguintes informações:
- Nome do paciente;
- Tipo de equipamento que está sendo utilizado;
- Período previsto para utilização;
- E a informação escrita que o aparelho é essencial à vida (atestado médico específico para esse fim).
Quais passos devo seguir para fazer o padrão de entrada?
Passo 1 - Instalação da caixa
Colocar a caixa de medição do lado de fora do imóvel, no limite da via pública, de forma externa ou semiembutida (se for caixa de ferro com tampa transparente). A parte de baixo da caixa deve ficar a uma altura entre 1,40m e 1,60m do piso pronto.
Passo 2 - Instalação do pontalete
Chumbar o pontalete na parede, embutindo no mínimo 60cm. A parte externa deve medir no máximo 1,20m.
Passo 3 - Cabo concêntrico de entrada - Isso é com a Enel
A Enel fixará o cabo concêntrico do lado de fora da parede, com abraçadeiras de aço inoxidável. O condutor deve entrar no quadro de medição pelo lado esquerdo. A caixa de medição tem orifícios nas laterais, que devem ficar visíveis. O cabo concêntrico é o ramal de ligação vindo da rede elétrica externa e é fornecido pela Enel
Passo 4 - Cabo de saída
As instalações elétricas internas (os cabos*) do seu imóvel devem ir até a caixa de medição da Enel.
(*) - São os cabos que vão da caixa da medição até a instalação do imóvel.
Passo 5 - Instalação da proteção
Fixar o disjuntor de proteção (quick-lag) de acordo com a carga instalada. A amperagem máxima desse disjuntor é de 40 amperes (40A)
Passo 6 - Aterramento
Instalar o eletroduto tipo rígido ou flexível (este último embutido) na parede, indo da caixa de medição até a haste de aterramento. Fincar a haste de aterramento tipo cobre ou aço zincado e introduzir o fio de cobre (no mínimo 4mm2) do parafuso da haste até o interior da caixa, deixando 20cm sobrando dentro da caixa.
Passo 7 - Conexão do aterramento
Fixar firmemente o fio do aterramento no conector parafuso da haste de aterramento. Conectar a outra ponta do fio do aterramento ao parafuso fixado na caixa de medição.
Quais as caixas de medição autorizadas pela Enel?
É preciso ter a máxima atenção ao adquirir uma caixa de medição, pois a Enel somente atenderá aos serviços cujas instalações estejam de acordo com as especificações técnicas e normativas da empresa.
Quando a Enel Distribuição realiza obras de melhoria ou expansão da rede elétrica que necessitam da interrupção do fornecimento de energia, comunicamos os clientes da região afetada com antecedência, para que todos possam se programar e evitar transtornos durante o período em que o fornecimento estiver suspenso.
Sem aviso prévio, a manutenção pode sofrer atrasos ou até mesmo ser cancelada por impedimentos técnicos, de segurança dos trabalhadores ou por motivos de mau tempo.
Importante: para sua segurança, recomendamos que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam realizados sempre com a chave geral da unidade consumidora desligada, pois o fornecimento de energia pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Os indicadores de continuidade são considerados pela Agência Reguladora de Energia Elétrica (ANEEL) na avaliação da qualidade do fornecimento de energia distribuída aos consumidores e do desempenho do sistema elétrico nacional.
Esses indicadores constam mensalmente na sua conta de luz. Entenda o que cada um deles significa:
- DIC (Duração de interrupção individual por unidade consumidora): Intervalo de tempo que, no período de apuração, em cada unidade consumidora ou ponto de conexão, ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica.
- FIC (Frequência de interrupção individual por unidade consumidora): Número de interrupções ocorridas, no período de apuração, em cada unidade consumidora ou ponto de conexão;
- DMIC (Duração máxima de interrupção contínua por unidade consumidora ou ponto de conexão): Tempo máximo de interrupção contínua de energia elétrica, em uma unidade consumidora ou ponto de conexão;
- DICRI (Duração da interrupção individual ocorrida em dia crítico por unidade consumidora ou ponto de conexão): Corresponde à duração de cada interrupção ocorrida em dia crítico, para cada unidade consumidora ou ponto de conexão.
A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.
Como posso avisar a Enel que uma lâmpada da iluminação pública está acesa durante o dia?
Você pode avisar pelo site ou ligando para a Central de Relacionamento no telefone 0800 06 20 196 (a ligação é gratuita).
Não tenha medo! Clique aqui, para denunciar o consumo irregular (gato) de forma sigilosa e fique seguro.
A Enel procura entregar a energia com a melhor qualidade, pelo preço mais justo possível. Por essa razão, a empresa precisa saber de todos os casos de irregularidades.
Serviços
Como criar meu cadastro na agência virtual?
É muito simples, basta clicar em "Cadastre-se” e preencher as informações. Você também vai precisar criar uma senha. Vamos te enviar o código de validação por e-mail e/ou celular. No final, vamos te enviar uma mensagem por e-mail com um link para confirmação do cadastro, aí é só clicar nele que você terá acesso aos serviços online da agência virtual.
Com um único e-mail poderei acessar todas as minhas contas?
Sim, todas as contas de baixa tensão com a mesma titularidade, podem ser acessadas em um único cadastro. Para obter esse recurso, acesse na agência virtual a opção: “Atualização de Cadastro” > “Clientes Agrupados” > “Inclusão/Exclusão de clientes”. Selecione as unidades consumidoras que deseja agrupar e clique em “Salvar”.
Já acessava o antigo site, como faço para acessar agora?
O acesso aos serviços online no novo portal Enel Distribuição é realizado da mesma forma, através de e-mail e senha. Para isso, você precisa cadastrar seu e-mail e criar uma senha ou utilizar a mesma senha de antes.
Esqueci minha senha de acesso, como acesso o site?
Basta clicar em "esqueci minha senha” e informar o e-mail, que a Enel enviará uma mensagem com sua nova senha para o e-mail cadastrado.
Como alterar minha senha?
Você poderá alterar sua senha após seu login, clicando na opção "alterar senha”.
Como alterar o e-mail cadastrado?
Você poderá alterar seu e-mail após seu login, clicando na opção "alterar e-mail”.
Se você se mudou, alugou ou comprou recentemente um imóvel, deve colocar a conta de energia no seu nome.
O serviço poderá ser solicitado em nossao site agência virtual.
Veja todas as informações sobre o serviço clicando aqui.
Enel Goiás:
É a solicitação de ligação de energia em algum local onde antes não havia fornecimento. Você pode solicitar através do nosso WhatsApp ou em uma de nossas lojas físicas. Clique aqui e veja mais detalhes.
Quem pode fazer a solicitação?
O interessado, futuro titular da conta de energia ou seu representante legalmente constituído através de procuração particular com firma reconhecida (cópia da procuração deverá ser entregue ao atendente).
O que é necessário para solicitar?
· Apresentar documentos originais e cópias: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (RG) ou, na falta desta última, apresentar original e cópia de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional. Importante: o nome completo do titular deve estar igual na Carteira de Identidade e no CPF;
· O futuro titular da conta não pode possuir débito em seu nome junto à Enel. Caso isso ocorra, a nova ligação ficará condicionada ao pagamento do débito;
· Residências com subdivisões (casa altos, fundos, casa A, casa B etc.) devem ser eletricamente e fisicamente separadas, com acesso independente. Importante: O imóvel que é subdivido não pode apresentar débito. Nestes casos, deverá ser solicitada uma troca de titularidade.
· Informar endereço completo com nome da rua, bairro e numeração (caso não tenha número, solicitar à prefeitura);
· Informar todos os equipamentos elétricos e de iluminação existentes;
· Preparar a instalação interna;
· Providenciar o padrão de entrada. Caso necessário, consulte os padrões de fornecimento de energia elétrica da Enel.
O que devo fazer quando tenho pessoas em minha residência que usam equipamentos elétricos indispensáveis à vida?
O titular da conta ou familiares devem cadastrá-lo na Enel, em qualquer uma das lojas de atendimento, apresentando o atestado médico que comprove a necessidade de uso de equipamentos essenciais à vida, contendo as seguintes informações:
- Nome do paciente;
- Tipo de equipamento que está sendo utilizado;
- Período previsto para utilização;
- E a informação escrita que o aparelho é essencial à vida (atestado médico específico para esse fim).
Ao desocupar um imóvel, você pode entrar em contato com a gente através do 0800 da Enel Goiás no 0800 06 20 196 ou comparecer a uma de nossas lojas de atendimento, com as seguintes informações:
Originais do CPF (Cadastro pessoa física) e carteira de identidade (RG), ou na falta desta última, original de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional; Leitura atual do medidor.
A distribuidora providenciará uma conta de energia do consumo final e você deve solicitar o encerramento contratual. A energia do imóvel será desligada em até 3 dias úteis.
É um projeto social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda.
Quem pode participar?
Pessoas inscritas na tarifa social de baixa renda e que estejam em dia com a conta de energia.
A inscrição é gratuita?
Sim, a inscrição é totalmente gratuita.
O que precisa para participar?
Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.
Atendimento
Para sua comodidade, alguns serviços são oferecidos pela internet, na opção Agência Virtual. Nela, além de solicitar segunda via de conta, você também pode comunicar o pagamento de sua fatura, solicitar religação, modificar o endereço postal, alterar data de vencimento, solicitar emergência, pedir ressarcimento, consultar débitos e poda de árvore.
Se você ainda não tem cadastro com e-mail e senha, é só acessar o passo a passo que fizemos para te ensinar a se cadastrar clicando aqui.
Pelo aplicativo da Enel, você pega uma 2 via da conta de energia, avisa que está sem luz, parcela sua(s) conta(s) e muito mais.
É só pesquisar “Enel Goiás” na Play Store ou App Store e instalar!
E se você ainda não tem cadastro com e-mail e senha, é só acessar o passo a passo que fizemos para te ensinar a se cadastrar clicando aqui.
Independentemente da área de cobertura que você estiver (São Paulo, Ceará, Goiás ou Rio de Janeiro), salve a Elena em seus contatos (21 99601-9608). Dessa forma, você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a registrar falta de luz, solicitar 2° via, consultar débitos e esclarecer dúvidas sobre nossos serviços.
0800 Enel Goiás: 0800 06 20 196
Não tenha medo! Clique aqui, para denunciar o consumo irregular (gato) de forma sigilosa e fique seguro.
A Enel procura entregar a energia com a melhor qualidade, pelo preço mais justo possível. Por essa razão, a empresa precisa saber de todos os casos de irregularidades.
Nesse canal, estamos prontos para analisar e resolver qualquer manifestação feita sobre os serviços, soluções ou respostas apresentadas pelos demais canais de atendimento (dias úteis, das 8h às 18h). Abaixo, os números da Ouvidoria de cada estado atendido pela Enel (a ligação é gratuita):
Ouvidoria Enel Goiás: 0800 06 21 500
Ouvidoria Enel Rio: 0800 00 120 00
Ouvidoria Enel São Paulo: 0800 72 73 110
Ouvidoria Enel Ceará: 0800 28 04 100
Você também pode procurar uma Loja de Atendimento mais perto de você clicando aqui.