Para Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil, esses momentos de quietude, além de ampliarem os horizontes, estimulam a criatividade:
“Uma coisa que me dá muita energia é estar em contato com a natureza, preciso disso para me alimentar. Quando preciso pensar em algo diferente, ampliar meus horizontes e estimular a criatividade, pego a minha bicicleta e dou umas voltas por aí.”
Assim como as árvores que resistem fortemente às quatro estações, Márcia sabe que alguns momentos da vida exigem resiliência e muita determinação.
Após concluir a graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e ingressar no mercado financeiro, ela pôde perceber a falta de diversidade no mercado de trabalho.
Em um ambiente predominantemente masculino, onde era a única mulher entre 32 homens, a jovem economista sabia que seria preciso fazer a diferença para que o seu trabalho fosse notado e, consequentemente, reconhecido.
E como tudo na vida se transforma, foi no setor de energia que a Márcia, anos depois, encontrou a sua verdadeira paixão. Na Enel desde 2006, ela já contribuiu com diversas áreas, inclusive com a financeira, mas foi apenas em 2014, após a sua segunda gravidez, que recebeu o convite para gerenciar a área de Sustentabilidade da Enel Brasil:
“Após a minha segunda gravidez, alguma coisa mexeu comigo e percebi que precisava fazer algo diferente, que tivesse mais a ver com o meu propósito”. Para Márcia, o reconhecimento e a oportunidade de ascensão que a Enel proporciona aos seus colaboradores é um dos pontos positivos da empresa.”
Com muita vontade de ser mãe, ela sempre teve dúvidas do que poderia acontecer com a sua carreira após a gestação.
“Tive dois filhos na empresa e, ao contrário do que acontece em outros grupos, assim que voltei das minhas licenças, fui promovida. Tenho orgulho de ver o caminho que a empresa está traçando no quesito da inclusão e da equidade.”
Com raízes firmes e fortes, ela sabe que a força necessária para desempenhar tão bem o seu papel também está em sua casa, local onde encontra abrigo, carinho e apoio.
“Sou casada com o Ricardo e temos 2 filhos, o Gabriel e a Marina. Tenho certeza de que estou onde estou porque posso contar com o apoio deles para desempenhar também o meu papel profissional, que eu tanto amo.”
Como as águas de um rio que, apesar de serenas, possuem o poder de mudar a realidade de tudo que está em seu entorno, ela sabe da importância dos projetos desenvolvidos por sua equipe e dos impactos positivos que eles promovem nas comunidades em que a Enel atua:
“Hoje eu tenho muita certeza de que estou ajudando a transformar o mundo e não há nada mais grandioso do que acordar para trabalhar pensando nisso.”
Ciente do seu propósito e com a convicção de que pequenas ações podem gerar grandes transformações, Márcia espalha otimismo por onde passa:
“Ser uma mulher de energia é acordar todos os dias e ter a certeza de que estou transformando o mundo, saber o que o meu trabalho está alinhado ao meu propósito. É olhar para meu dia a dia e ter a certeza de que, lá na frente, vou olhar para trás e me orgulhar muito do que eu fiz e de toda a minha carreira.”
E para as mulheres que estão em dúvida sobre qual caminho seguir e que enfrentam algum tipo de desafio, Márcia deixa um recado importante:
“Conte com a força de outras mulheres, a gente está junto, a gente precisa se unir. As mulheres, quando juntas, possuem uma força muito grande.”