É hoje que você mesmo vai fazer a leitura da sua conta de energia (autoleitura).
A autoleitura é um serviço que oferecemos para a maioria dos nossos clientes! Mas, ela é ainda mais importante de ser feita para aqueles imóveis que têm o medidor interno (pra dentro do portão) e por isso não conseguimos acesso para fazer a leitura. Quando isso acontece, temos que emitir sua conta pela média do seu consumo.
Mas, você pode mudar isso!
Veja como é simples:
- Veja a data da próxima leitura na sua conta de energia.
- Tire uma foto ou anote os números que aparecem no seu medidor para enviar para gente.
Canais para enviar a leitura:
- Site
- Agência Virtual
- Call center: 0800 2850 196.
- Lojas de atendimento
Você pode procurar uma Loja de Atendimento mais perto de você. Algumas lojas oferecem atendimento com hora marcada, que pode ser agendado aqui.
Pelo Call Center, você só precisa nos informar os números que aparecem no seu medidor. Já nas lojas, você pode tirar uma foto do seu celular, se preferir, ou levar os números anotados no papel.
Ainda tem dúvidas? Preparamos algumas perguntas e respostas para você.
Perguntas Frequentes
O principal benefício da autoleitura é faturar a conta pela leitura real do medidor, evitando o faturamento por média ou “taxa mínima” e possíveis ajustes futuros entre o que foi faturado e o que foi consumido.
Não, a autoleitura é uma forma de sabermos quanto você gastou e gerarmos sua conta de energia.
Mas, ela é muito importante nos casos em que o nosso leiturista não consegue acessar o seu medidor com frequência. É uma solução que a Enel está oferecendo para que você receba a sua conta no valor que você consumiu de energia.
Clientes do Grupo B, com 1 registrador e com mais de 1 registrador (Tarifa Branca, GD, Rural Irrigante), com exceção de clientes telemedidos e clientes do Grupo A!
A recomendação é se orientar com o seu Condomínio (através de zelador, síndico, manutenção) para fazer as leituras ou tirar as fotos.
Até seis dias antes da data que aparece na sua conta, sendo que no último dia ela só pode ser enviada até às 19h.
Usando uma das seguintes opções:
- Site
- Agência Virtual
- Informar os números através do Call Center: 0800 2850 196
- Lojas de atendimento presencial.
Se não houver a coleta de leitura em campo, neste caso a conta dele será faturada pela média de consumo dos últimos 12 meses e a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura ou havendo a leitura em campo será faturado pela leitura real.
Na sua conta de energia vem descriminado no campo “Mensagens” a informação de leitura por média.
Sim. A qualquer momento, o consumidor ou a distribuidora podem desistir do processo de Autoleitura.