Ligação Nova
Veja aqui todas a orientações para o seu pedido de ligação nova
O que é ligação nova?
É a primeira ligação de energia em algum imóvel residencial ou comercial. Ou seja, se o seu imóvel nunca teve um relógio de energia instalado, você deve solicitar um medidor. Antes de solicitar a Ligação Nova, é importante fazer o levantamento da carga que será utilizada no seu imóvel.
Fique atento: antes de construir o seu padrão de energia conheça as normas técnicas.
Importante saber: nós fazemos a ligação de energia do ramal de entrada até a caixa de medição. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deve providenciar a instalação elétrica interna. Contrate um eletricista qualificado, que conheça nossas normas técnicas.
- Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais maiores de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado), com procuração oficial e firma reconhecida em cartório.
Importante: o solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel.
Pessoa Física
- RG (ou documento de identificação oficial com foto)
- CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada, de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal)
Pessoa Jurídica
- Apresentação do CNPJ original ou cópia simples, ou cópia autenticada, ou respectivo protocolo na JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo
- Documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição)
- Documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is): RG e CPF
Poder Público
- Apresentação de ofício expedido pelo órgão público competente (departamento, secretaria ou empresa pública), formalizando a solicitação
Documento que comprove a Posse ou Propriedade do imóvel
A solicitação de documentos de posse ou propriedade foi publicado no Art.67 da REN1000 da Aneel. Veja alguns documentos válidos para recebimento em área urbana ou rural.
- Escritura Pública ou RGI do imóvel
- Contrato de Compra e Venda
- Contrato de Locação
- Termo de Doação
- Termo de Permissão de Uso
- Contrato de Arrendamento
- Contrato de Comodato
- Formal de Partilha
- Contrato de Financiamento Imobiliário
- Escritura de Permuta
- Boletim Cadastral Imobiliário
Fica dispensada a apresentação de documentos de Posse ou Propriedade para solicitação de Nova Conexão para Unidade existente com contrato encerrado/desativado.
Residenciais
- Whatsapp Elena: (21 99601-9608)
- No Call Center 0800 28 50 196
- Em nossas lojas de atendimento.
Técnicos
- Canal Eletrônico Serviços Técnicos pelo e-mail clientes.governo.ce@enel.com e Portal Técnico de Atendimento BT através site www.enel.com.br: exclusivo para profissionais técnicos ou engenheiros;
- Dúvidas técnicas ou solicitações devem ser encaminhadas pra clientes.governo.ce@enel.com.
Empresas
- Central de Relacionamento Corporativo pelo telefone 0800 28 50 196 e e-mail clientes.governo.ce@enel.com;
PRAZOS
Até 5 dias úteis para a vistoria e instalação de medição BT
Importante: caso na ligação haja a necessidade obras de extensão na rede elétrica os prazos sofrerão alterações.
TAXAS
Não há cobranças para a ligação nova do seu medidor.
A primeira vistoria será realizada por parte da Enel, caso a instalação esteja de acordo com as normas técnicas a ligação será efetuada.
Na necessidade de mais de uma vistoria, devido a reprova do padrão de energia, haverá cobrança de taxas na conta de energia, conforme estabelecido pela Aneel. Consulte aqui os valores.
Clique aqui para fazer o download do Folder de Ligação Nova.
Importante saber: se a soma da potência de todos os equipamentos que serão instalados na sua unidade for superior a 75 kW e inferior ou igual a 2.500 kW. Veja abaixo como solicitar sua Ligação Nova.
- Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais maiores de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado), com procuração oficial e firma reconhecida em cartório.
- Importante: o solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel.
- 1 cópia do CNPJ;
- CGF;
- 1 cópia da última fatura de energia paga;
- 1 cópia autenticada do Contrato Social e Aditivo da Empresa;
- CPF e RG do Representante Legal;
- Registro do Imóvel e Contrato de locação (se locado);
- Projeto elétrico da subestação aprovado;
- AVT válido, se necessitar;
- Procuração, quando o responsável pela unidade consumidora não for o proprietário/titular da unidade consumidora.
Pedidos de ligação devem ser efetuados por E-mail através do envio de toda a documentação para o endereço: lojaclientescorporativosce@enel.com
AVT – Análise de Viabilidade Técnica
Quando?
Em unidades com potência de subestação maior ou igual a 300 kVA em Fortaleza ou com potência de subestação maior ou igual a 150 kVA no interior e metropolitana.
Como?
O cliente deve solicitar por meio do formulário e enviar para lojaclientescorporativosce@enel.com. A Enel terá o prazo de 30 dias para emitir o Orçamento Estimado de Carga.
Observação:
O Orçamento Estimado de Carga traz valores aproximados de orçamento, e não substitui o Orçamento de Conexão.
Aprovação do projeto da Subestação
Para ligações em 13,8 kV, o cliente deve submeter o projeto da subestação para aprovação no sistema Satel.
Para ligações em 69 kV, o cliente deve enviar o projeto da subestação para lojaclientescorporativosce@enel.com e aguardar análise da Enel.
Prazo para análise de projeto, seja em 13,8 kV ou 69 kV:
O prazo para análise de projeto é de 30 dias. Caso o projeto seja reprovado e consequentemente necessite de reanalise, o prazo será de 10 dias. O projeto aceito tem validade de 1 ano.
Orçamento de Conexão e Contratos
Após ingresso da solicitação de Ligação Nova, a Enel dará início ao processo de elaboração do Contratos, Orçamento de Conexão e Boleto (se gerar valor a pagar).
Para conclusão desta etapa, a Enel tem o prazo de 30 dias contando a partir da data de solicitação. A Enel deve enviar para o cliente Contratos e Orçamento de Conexão por meio da plataforma de assinatura digital GoSign. O representante legal recebe uma notificação por e-mail para assinar, em seguida, a testemunha do cliente e por último o Gestor de Contas da Enel. Logo que concluído o processo de assinaturas, o cliente recebe por e-mail sua via assinada por todas as partes e em seguida, o boleto para pagamento (se gerar valor a pagar).
O prazo de obras iniciará após assinaturas dos contratos e pagamento do boleto de obras (se gerar valor a pagar).
Obra
Para obras de extensão de rede de até 1 km a Enel tem 120 dias de prazo para realizar a obra. Para obras acima de 1 km o prazo é definido na Carta-Orçamento.
Estudo de Proteção 69 KV (somente para subestação em 69 kV)
O Cliente deve solicitar dados para elaboração do Estudo de Proteção através do e-mail lojaclientescorporativosce@enel.com. Após elaboração do Estudo de Proteção, o cliente deve enviar para o e-mail lojaclientescorporativosce@enel.com , onde a Enel terá prazo de 30 dias para realizar análise.
Abaixo, temos os dados mínimos para análise dos estudos de proteção e acessantes em 69kV:
- Fotos legíveis das placas dos trafos 69 - 13,8kV
- Principalmente os valores de impedância legíveis;
- Se possui mudança de TAP automática.
- Fotos legíveis das placas dos disjuntores, TPs e TCs
- Com os dados gerais;
- Com o esquema de ligação/relações de transformação disponíveis nos equipamentos.
- Descrição do projeto com informações:
- Processo de energização;
- Condição operacional;
- Condições de manobra.
- Cálculos de saturação dos TCs com a RTC sugerida
- Fabricante e modelo de cada relé de proteção
- Cálculos dos ajustes de proteção para os relés informados
- Diagramas de proteção e medição
- Diagrama de tempo
- Coordenograma
- Informações da geração, caso exista:
- Potência de cada unidade geradora;
- Tensão de cada unidade geradora;
Vistoria da Subestação e Instalação do Medidor
Será ingressado a solicitação de vistoria da subestação, onde a Enel tem prazo de 10 dias úteis para executar vistoria e instalar medidor.
A ligação somente será efetivada caso não haja nenhuma pendência do cliente.
Se o seu imóvel possui ou já possuiu medidor instalado anteriormente, mas a propriedade está sem energia devido a encerramento contratual, fique tranquilo! Basta solicitar em nosso 0800 285 78 87 a reativação com ou sem troca de titularidade, ou seja, a conta pode continuar com o mesmo titular ou ser transferida para outra pessoa.