A conta de energia dos municípios de Caucaia e Maranguape está de cara nova.
Como funciona?
Entender como funciona a sua conta de energia é fundamental!
A partir de 16/11, clientes da Enel Distribuição Ceará de Caucaia e Maranguape passarão a receber um novo modelo da conta de energia. A mudança será para os clientes de baixa tensão, ou seja, aqueles clientes de residências e de pequenos comércios. O novo layout não altera a forma de entrega da conta de luz, dados e nem mesmo as formas de pagamento. A alteração será feita apenas no formato da fatura, que está mais moderna e com novas cores, mas com as mesmas informações para que os clientes possam acompanhar leituras, avisos e bandeiras tarifárias.
Confira o modelo de sua conta com textos explicativos logo abaixo:
Tarifas de energia
As tarifas de energia são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia. Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de luz, e repassados diretamente às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.
Em uma conta de R$ 100, por exemplo, apenas R$ 23,50 são destinados à Enel Distribuição Ceará, para operação, expansão, manutenção da rede de energia elétrica e remuneração dos investimentos realizados.
Perguntas Frequentes
A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail indicado por você. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.
Para solicitar esse serviço basta completar o cadastro neste link
Importante: mantenha seu cadastro sempre atualizado com um endereço e não esqueça de incluir o remetente atendimento@eneldistribuicao.com.br na sua lista de favoritos, para evitar que nossos comunicados caiam na caixa de spam.
Quem coloca a conta de energia no débito automático tem muitas vantagens: nada de filas, juros ou multas por atraso. Como de costume, você receberá a sua conta com antecedência para conferência e acompanhamento do seu consumo.
Para cadastrar a conta no débito automático acesse o site do seu banco e lembre-se de ter em mãos uma conta de energia elétrica, CPF, e o cartão do banco. Depois de cadastrado, usufrua do conforto e comodidade do débito automático.
Basta acessar o site do seu banco, entrar com sua agência e conta, e selecionar a opção “pagamentos”.
Você pode escolher uma entre as seis opções de vencimento: 01 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 de cada mês. Acesse a Agência Virtual no site, clique no menu e em "solicitar serviços”, depois selecione a opção de alterar a data de vencimento.
Você também pode ligar gratuitamente para a Central de Relacionamento (0800 285 0196). Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e documento de identidade.
A alteração da data de vencimento só poderá ocorrer após o período de 12 (doze) meses da última alteração.
O Reajuste Tarifário tem periodicidade anual, sendo realizado sempre na data de aniversário do contrato de concessão. Por este motivo, as distribuidoras da Enel têm datas diferentes para a realização de seus respectivos reajustes. O reajuste tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
A Revisão tarifária é realizada a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico financeiro da concessão.
A Revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde comprovadas alterações significativas nos custos da concessionária e/ou modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato que impactem sobre os custos da empresa.
O sistema de Bandeiras Tarifárias, regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem como objetivo sincronizar os preços e custos, equilibrando o balanço das despesas das distribuidoras com a aquisição de energia e as tarifas cobradas aos consumidores. Além disso, busca sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade do consumo consciente, sinalizando quando há escassez na oferta de energia.
Bandeira verde: não há alteração no valor.
Bandeira amarela: a fatura terá acréscimo de R$ 0,010 para cada kWh (quilowatt-hora) consumido.
Bandeira vermelha - Patamar 1: terá acréscimo de R$ 0,030 para cada kWh consumido.
Bandeira vermelha - Patamar 2: a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,050 para cada kWh consumido.
Saiba mais clicando aqui.