Neste ano, comemoramos uma década de sucesso do Inspire, o programa de inovação da Enel Brasil. Embarque nesta jornada conosco!

Inovação inspira inovação

Em 2013, nascia oficialmente o nosso Programa Inspire. Mas essa história começa muito antes disso...  

Quando dizemos que a inovação está em nosso DNA, não é exagero. Há 10 anos, a realidade era muito diferente, mas existe algo que sempre nos acompanhou: a vontade de inovar e de fazer as coisas de um jeito cada vez melhor.

No Ceará, antes da Enel estar presente no Brasil como hoje, já havia um embrião da nossa Cultura de Inovação. A área, que até então era conhecida apenas como P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), foi sendo estruturada aos poucos e conquistando seu espaço entre todos os colaboradores. A esse ponto, muitos tinham a ideia equivocada de que inovação era algo restrito aos profissionais de escritório e ligado apenas ao segmento tecnológico.

Essa imagem começou a ser modificada a partir das equipes de campo, já que a nossa linha de frente é normalmente a primeira a identificar obstáculos em nossos processos, ou até mesmo a ser abordada por clientes com sugestões. Por isso, era fundamental que esses colaboradores entendessem a sua importância e que suas propostas para a nossa melhoria contínua eram fundamentais.

“No imaginário coletivo, aprendemos que a solução de um problema precisa ser complexa, mas a realidade pode ser completamente oposta. Boa parte dos projetos vinha da linha de frente e das equipes de campo, que traziam inovações frugais e essenciais para a cultura inovadora da Enel”, conta Luiz de Gonzaga Coelho Junior, especialista em inovação.

A inovação já havia chegado no Rio de Janeiro e também tinha iniciativas internas de pesquisa e desenvolvimento. Foi para unir os programas das distribuidoras e da geração que a área foi criada, inclusive contando com a participação de todos em uma votação para nomear o que agora era um programa único: o Inspire.  

Prêmio Mckinsey

Esse ecossistema que incentivava a inovação aberta, feita por todos e para todos, permitiu que a distribuidora do Ceará fosse reconhecida internacionalmente. O Prêmio Innovating Innovation Challenge é uma iniciativa da Management Inovation Exchange (MIX), respaldada pela Harvard Business Review e pela McKinsey Quartely, dos EUA, cujo objetivo é premiar as iniciativas inovadoras nas instituições em todo o mundo. 

Em 2013, a Enel-CE venceu com seu case de engajamento de colaboradores da base (linha de frente) da companhia em prol da inovação no dia a dia no trabalho. Foi a única empresa do setor de utilities global e única empresa brasileira vencedora naquele ano. Era o começo de uma sucessão de inúmeras premiações conquistadas, fortalecidas com o crescimento do grupo no país.  

Conheça mais sobre os 10 anos de inovação da Enel aqui

ENEL