A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), onde o valor da tarifa de energia varia de acordo com o horário do seu consumo.
Como funciona?
Nos dias úteis, o valor da Tarifa Branca varia em três faixas de horários dentro da área de concessão. Confira:
*IMPORTANTE: Durante o final de semana e em feriados nacionais, o valor Fora de Ponta será considerado durante todo o dia.
Perguntas Frequentes
A partir de 2020 não será necessário um consumo mínimo para solicitar a adesão a modalidade tarifária. Porém, clientes residenciais cadastrados na Tarifa Baixa Renda, consumidores que recebam descontos e iluminação pública não podem optar pela modalidade.
Antes de optar pela nova modalidade tarifária, avalie o seu perfil de consumo e identifique o período no qual se concentra o gasto de energia na sua unidade consumidora.
A Tarifa Branca é vantajosa para clientes que tenham grande parte do seu consumo concentrado nos períodos fora de ponta, ou que possam adequar o consumo para este período. Caso contrário, a adesão à tarifa branca pode resultar em aumento no valor final da conta de energia.
Essa avaliação é importante porque, na tarifa branca, os horários de ponta e intermediário têm valores mais altos do que a tarifa convencional, enquanto o horário fora ponta tem valores mais baixos.
O pedido de adesão só poderá ser solicitado pelo titular da Unidade Consumidora em uma de nossas lojas de atendimento. O cliente que optar pela Tarifa Branca deverá formalizar o pedido, assinando o termo de compromisso da modalidade tarifária.
Adesão: será necessária a instalação de um novo medidor na unidade consumidora, realizada em até 30 dias após a solicitação.
Cancelamento: o cliente poderá solicitar a qualquer momento o retorno para a Tarifa Convencional. O retorno para a tarifa convencional será realizado em até 30 dias e não necessário substituir o medidor.
Retorno: o cliente que cancelar a adesão a tarifa branca poderá solicitar uma nova adesão após um prazo de 180 dias.
Não. A tarifa branca é uma opção do cliente e depende do seu hábito de consumo nos horários fora de ponta para refletir em uma economia na conta de energia.
As bandeiras tarifárias (verde, amarela, vermelhas patamar 1 ou 2) indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassado ao consumidor final em função das condições e variação dos custos para gerar energia elétrica no país. A definição da bandeira vigente no mês é feita pela Aneel e não é uma escolha do cliente.