A digitalização de serviços facilita muito o nosso dia a dia. No entanto, é preciso tomar cuidado com golpes e fraudes virtuais.

 

Confira as nossas dicas

Para te ajudar na identificação de golpes e fraudes, os especialistas da Enel reuniram valiosas dicas preventivas.

O PIX chegou na Enel

Tenha mais praticidade e comodidade no seu dia a dia ao pagar a fatura de energia com PIX.

Saiba mais sobre essa novidade

 

Previna-se contra golpes e fraudes na conta de luz

Você viu em algum grupo alguém oferecendo descontos milagrosos para pagar a conta de luz? Parece bom demais para ser verdade? Pois é, provavelmente é um golpe!

Se você está com débitos na ENEL, a solução segura é ir direto ao site oficial www.enel.com.br e conferir as opções oficiais de parcelamento da sua conta.

Atenção: Não negociamos débitos via Pix.

Fique esperto e espalhe essa dica! Proteja o seu bolso e a sua segurança.

Links falsos ou suspeitos

Caso você receba algum e-mail solicitando que clique em links, preste muita atenção. Se o endereço da página contiver um "@" no meio ou se o nome da Enel estiver escrito incorretamente, tudo indica que se trata de um link fraudulento. Não clique!

Boletos oficiais

Nossos boletos são emitidos somente pela Enel, Banco Bradesco ou Itaú. O nome do titular da conta e seus dados pessoais também devem constar no documento. Caso você receba uma fatura que não inclua essas informações ou que esteja muito diferente das anteriores, não efetue o pagamento e entre em contato conosco imediatamente.

Validador de Boleto

Aqui, você poderá consultar se o seu boleto foi realmente emitido pela Enel. Essa verificação é extremamente útil na hora do pagamento, contribuindo para evitar possíveis fraudes. Portanto, esteja sempre atento ao CNPJ da Enel.

ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ - CNPJ: 07.047.251/0001-70

Caso você não reconheça a veracidade do boleto eletrônico, não efetue o pagamento e entre em contato conosco. 

Selecione o banco emissor do boleto para realizar a validação:

ITAÚ

BRADESCO

BANCO DO BRASIL

Interações nas redes sociais

Ao receber qualquer contato via redes sociais que solicite o pagamento de algum valor em nome da Enel, desconfie. Nossas cobranças não são realizadas através dessas ferramentas, e a orientação é que os pagamentos sejam efetuados apenas após a emissão do código de barras ou da conta em nossos canais oficiais.

Equipes em campo

É importante se atentar a apresentação dos nossos eletricistas, que estão sempre devidamente uniformizados e identificados via crachá. Se for abordado por um profissional sem essas características, entre em contato conosco.

Desligamento Programado

Não enviamos mensagens de manutenções programadas pelo WhatsApp e nem por meio de nossas empresas parceiras. Nossos comunicados de desligamentos de energia são enviados somente por SMS e carta, sem links para atendimento. Se tiver dúvidas, consulte as manutenções programadas clicando aqui.

SMS

Fique atento! Golpistas costumam criar um senso de urgência para enganar você. Se receber um SMS dizendo algo como "cortaremos sua energia, pague pelo link" ou "parabéns, você ganhou um prêmio"desconfie. Antes de clicar em qualquer link, verifique sempre o site é oficial: www.enel.com.br

Conta suspeita se apresentando como a Enel? Desconfie!

Veja as nossas dicas de segurança nas redes sociais ➔

Erros de Português

Muitas vezes, palavras escritas erradas facilitam as fraudes, pois burlam os filtros anti-spam em diversas plataformas. Portanto, fique de olho nos erros de português, de concordância e até mesmo de palavras faltando.

Preste atenção

Um ponto de atenção são as saudações utilizadas no início do contato. É comum que comunicações falsas comecem com “Querido (a) cliente”. Em caso como esse, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão enviado.

Sempre tenha em mãos o App Enel, nele você encontra as informações sobre sua conta, débitos, com muito mais. Muito mais segurança para o seu dia a dia.

 

Veja aqui nossos canais de atendimento!

A Enel está com você e se preocupa com seus dados!

ENEL