A energia está em toda parte: no ar, na luz, nas coisas e nas pessoas. Todo mundo tem a sua própria energia, sua própria potência.
Open Power é a ideia que tem nos inspirado nos últimos anos: abrindo a energia para mais pessoas, abrindo o mundo da energia para novas tecnologias, abrindo a energia para novos usos, abrindo a gestão de energia para as pessoas que a utilizam, e nos abrindo para novas parcerias. Somos Open Power para que possamos enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo.
Hoje, demos um passo adiante, começando com uma pergunta simples: Qual é a sua energia?
Cada um de nós tem o potencial para alcançar uma ambição, um sonho. Com uma pergunta aberta, estamos tentando, em primeiro lugar, entender a personalidade, o potencial e a criatividade das pessoas: “Qual é a sua energia?” É o começo de um novo relacionamento com os nossos clientes.
Avançado e digital
Suprir eletricidade é apenas o primeiro passo. Somos muito mais que isso: de medidores inteligentes que permitem aos clientes otimizar seu consumo (de acordo com suas necessidades) à pacotes integrados para iluminação pública e iluminação de patrimônios artísticos, da agricultura inteligente movida por energia renovável e apoiada por veículos e drones elétricos, até redes inteligentes e serviços de gerenciamento de energia para responder às demandas. Cada cliente tem seu próprio sistema de energia.
As cidades inteligentes do futuro que estamos ajudando a construir, são eficientes, conectadas, abastecidas por energia limpa e apoiadas pela Internet das Coisas e pela mobilidade sustentável.
No centro de tudo está a digitalização, um dos pilares da nossa inovação. O que estamos fazendo poderia ser resumido da seguinte maneira: estamos criando a Internet da Energia.
Mobilidade sustentável
Estamos convencidos de que o transporte elétrico é eficiente, sustentável e acessível. Por esse motivo, estamos realizando projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com fabricantes de automóveis, iniciativas práticas para criar e expandir as redes de infraestrutura para recargas inteligentes públicas e privadas, como a nova estação doméstica WallBox. Também estamos posicionados na frente do grid com a Fórmula E e a Moto E, como parceira e fornecedora de tecnologia inovadora para estes campeonatos de automobilismo elétrico.
Energia limpa
A sustentabilidade ambiental é uma prioridade absoluta e as fontes renováveis de energia são muito importante para as nossas atividades. Dependendo do contexto climático e geográfico, aproveitamos os diversos recursos de energia limpa disponíveis: da energia geotérmica à eólica, da hidroelétrica à fotovoltaica, até as usinas futurísticas que combinam diferentes fontes, tais como o sistema geotérmico-solar em Stillwater, Nevada,
Estamos sempre com os olhos no futuro: até 2050, queremos que o Grupo atinja a neutralidade completa na emissão de carbono, porque acreditamos que a maneira mais importante de manter o foco nas pessoas é proteger o ambiente onde elas vivem.
Sustentabilidade social
A sustentabilidade ambiental é importante, mas estamos indo além. Nossa atenção ao progresso social também significa valorizar o poder das pessoas, melhorando as condições de vida das comunidades em que operamos e oferecendo acesso à energia nas áreas mais isoladas, como exemplificam os projetos Litro de Luz na África do Sul e o Barefoot College nas Américas do Sul e Central.
Em nome da sustentabilidade social, adotamos uma abordagem baseada na participação: as comunidades locais não são meras espectadoras, mas estão envolvidas no processo de tomada de decisões desde o início. Este diálogo é pautado pelo desejo de valorizar o potencial de todos, o poder de cada indivíduo.
Para promover o desenvolvimento sustentável, também estamos trabalhando junto ao Pacto Global das Nações Unidas, com o SE4ALL (Energia Sustentável para Todos) e com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD) para alcançar os objetivos compartilhados de sustentabilidade, preocupados tanto com o meio ambiente quanto com a dimensão social. Estamos empenhados em oferecer uma contribuição concreta para a realização de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que englobam o acesso à energia, à educação de qualidade, ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde operamos e ao combate às mudanças climáticas.
Apoiamos a economia circular em todas as suas formas, por exemplo com projetos ambiciosos como o Futur-e, que está convertendo 23 usinas térmicas na Itália e dando nova vida a elas.
A sustentabilidade não irá se desenvolver sem inovação contínua e, para nós, a inovação é inútil se não for orientada em direção à sustentabilidade.
E da mesma forma que a sustentabilidade não diz respeito somente ao meio ambiente, a inovação não se limita apenas à tecnologia. A inovação é cada ideia criativa, cada melhora em nossas vidas, cada contribuição que advém da energia de qualquer indivíduo interessado. Nossa forma de comunicação é o diálogo, um diálogo que começa com uma pergunta: Qual é a sua energia?