“Eu fiquei muito contente quando soube que parte do que eu paguei pelo produto iria para uma instituição. Ajudar ao próximo tinha que ser a intenção de todo brasileiro!”
Djalma tem mesmo motivos para se alegrar, além de ter aumentado a corrente do bem, ele vai sentir a diferença direto na conta de energia, já que o modelo da nova geladeira é muito mais econômico e tem garantia de baixo consumo de energia elétrica concedida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel.
Quem está na outra ponta também comemora. Os voluntários da Maria de Nazaré aproveitaram as doações para reforçar o estoque de materiais e aumentar as vendas, garantindo a ajuda à crechecom tranquilidade.
“Nós conseguimos pagar os funcionários (da creche) com o dinheiro arrecadado através do trabalho dos voluntários na Oficina de Bonecas, que conta com o auxílio do Luz Solidária, e foi um milagre nas nossas vidas”
Doações do Luz Solidária ajudam na capacitação e formação de jovens e adultos no Ceará
No Nordeste, a família do Breno vai aumentar, e a geladeira precisa ter mais espaço. Esse seria mais um custo num momento já apertado para o casal, mas a solução chegou na melhor hora!
“O programa apareceu em um momento bem bacana! A gente tinha uma geladeira há uns seis, sete anos, e, com o desconto oferecido pelo Luz Solidária, conseguimos comprar uma mais eficiente, que consome menos energia, e é maior, já que a família está aumentando.”
A compra do Breno foi fundamental para regar a sementinha que Antônio Carlos planta no Instituto Promil. A instituição capacita centenas de jovens e adultos de baixa renda em Fortaleza e 5% do valor do benefício que o Breno recebeu foi para o Instituto.
O Promil oferece cursos de Eletricista, Recepcionista, Eletrônica, Informática entre outros, aumentando o leque de oportunidades de trabalho para os moradores da região. Antônio Carlos diz que o incentivo do programa foi fundamental para a formação de mais 3 mil eletricistas prediais e residenciais.
“Esse trabalho é relevante e interliga o profissional ao social de forma gratuita.”
No Rio de Janeiro, o projeto ajudou a montar uma cozinha para aulas de gastronomia sustentável
Rio de Janeiro não é diferente! Para aguentar o verão fluminense, o ar-condicionado é item obrigatório. Marilene, moradora de Niterói, tratou de garantir o seu quando ficou sabendo do Luz Solidária.
“Eu resolvi comprar o ar-condicionado porque as noites estavam muito quentes. O Luz Solidária é muito bom por ajudar não somente a mim, mas também ao próximo.”
A doação de Marilene foi para o projeto Mãos que Alimentam, que ensina gastronomia e reaproveitamento de alimentos às mulheres. Os alimentos, ou parte deles, que antes seriam jogados fora viram pratos criativos e deliciosos.
A Ana Cláudia, coordenadora do Mãos Que Alimentam, conta que as doações recebidas ajudaram a adquirir os eletrodomésticos que faltavam e a montar a cozinha. Para as aulas acontecerem, é preciso um ambiente bem equipado.
A Elza, aluna do projeto, garante que as visitas estão provando e aprovando as novidades que ela tem aprendido na cozinha. A torta de talos é uma das mais elogiadas, e pra quem pede a receita, ela é bem direta:
“Nada de passar a receita! Elas precisam ir para o curso e aprender. Ele é grátis. Tudo o que eu jogava fora reaproveito hoje”
Dez anos de Luz Solidária
Em 2019, o Luz Solidária completa 10 anos e os números são impressionantes! Foram mais de 74 mil equipamentos comprados com desconto neste tempo. Em troca do aparelho novo, o cliente precisa entregar o seu antigo, que é encaminhado para o descarte correto pelos recicladores parceiros da Enel.
“Ao todo, são R$ 59 milhões em bônus, ajudando a 224 projetos sociais”
No total, foram cerca de R$ 8 milhões em doações para as instituições sociais, como conta Odailton. O projeto é um exemplo de criação de valor compartilhado, gerando valor para a sociedade e para a empresa.