A Enel Green Power é parceira tecnológica do barco a vela pilotado pela equipe Andrea Fantini Racing, que atravessará o oceano participando de umas das corridas mais difíceis e extremas do mundo.
A Enel Green Power e o capitão Andrea Fantini apresentaram no porto de Lorient, na Bretanha, o veleiro que a EGP equipou com sistemas de geração e armazenamento de energia renovável com o objetivo de funcionar de maneira 100% ecológica.
O barco de 12 metros, do modelo Class 40, participará da Transat Jacques Vabre, a prestigiada corrida transatlântica, que começará no dia 5 de novembro, em Le Havre (Normandia), e terminará em Salvador, Bahia, depois de uma viagem de 4.350 milhas.
Como parceira tecnológica, a EGP instalou no veleiro uma microrrede que combina energia gerada por painéis solares, uma turbina de vento, um hidrogerador e um sistema de armazenamento; todos controlados, remotamente, por um sistema de gerenciamento e monitoramento de energia.
Foram instalados oito painéis solares com uma capacidade total de cerca de 520 W: 4 na popa (2 painéis de 110 W e 2 painéis de 50 W), 4 no deck (50 W cada) e uma turbina de vento de 420W na popa, além de um hidrogerador de 600W. Os sistemas de geração estão conectados a 2 baterias com capacidade total de aproximadamente 3 KWh.
Graças ao sistema de gerenciamento e monitoramento de energia instalado pela EGP, o barco poderá enviar, em tempo real, dados sobre a produção e o consumo de energia para determinar a configuração ideal e ajudar as equipes técnicas a aperfeiçoar e aplicar soluções otimizadas.
“A parceria tecnológica com a equipe Andrea Fantini Racing nos permite aproveitar ao máximo nossa experiência no desenvolvimento de inovações, soluções de energia sustentável e, ao mesmo tempo, mostrar à grande e apaixonada comunidade de velejadores, o enorme potencial das fontes renováveis”, disse Antonio Cammisecra, Diretor da Enel Green Power.