A Enel, principal patrocinadora oficial da próxima Copa do Mundo FIM Enel MotoE e parceira sustentável de energia do MotoGPTM da Dorna Sports, fornecerá sua tecnologia e experiência para o esporte de corridas de motocicletas elétricas em 2019, quando a nova Copa do Mundo FIM Enel MotoE acelerar pela primeira vez.
A parceria do Grupo com o MotoE estará em exibição quando a primeira edição começar em 2019, contribuindo com recarga inteligente, serviços avançados de energia, energia verde e armazenamento, bem como suporte técnico, como o serviço Fast Charge para equipes concorrentes na Copa Mundial FIM Enel MotoE, com equipe dedicada no local.
Como Parceira de Energia Sustentável da MotoGP™, a Enel cooperará com a Dorna para fornecer ao Campeonato Mundial de FIM MotoGP™ soluções energéticas avançadas, inclusive aquelas destinadas a aumentar a eficiência energética dos eventos da competição.
A Enel, através da sua avançada divisão de serviços de energia Enel X, está fornecendo à Copa do Mundo FIM MotoE um conjunto de diferentes tecnologias que englobarão:
1. Tecnologia de recarga inteligente
A Enel irá projetar e fornecer dispositivos de recarga inteligentes para garantir o carregamento rápido das motos Energica. A tecnologia será capaz de carregar as motos tanto nos pits, quando conectado à rede, como também em qualquer outra parte do circuito quando estiver no modo de bateria, através de um carregador móvel com capacidade de armazenamento incorporada.
Um carregador móvel especialmente equipado com bateria, que pode ser carregado pela rede ou fora dela, através da geração renovável distribuída, é capaz de carregar completamente uma motocicleta em menos de 30 minutos. Este carregador será fácil de transportar da garagem para o paddock ou mesmo para o pitlane e será conectado à plataforma inteligente de mobilidade elétrica da Enel para otimizar o processo de carregamento. A plataforma integra as tecnologias de ponta da plataforma de gerenciamento de mobilidade elétrica da Enel (Enel’s Electro Mobility Management - EMM), que permite o monitoramento remoto das estações de carga e a plataforma JuiceNet, desenvolvida pela subsidiária eMotorWerks da Enel US, que permite a agregação de instalações de armazenamento distribuídas.
Recentemente, o Grupo vem desenvolvendo dispositivos de carregamento móveis adequados ao mundo do automobilismo e alguns deles podem ser usados em aplicações como o estacionamento de veículos elétricos pop-up ou a recarga provisória fora da rede para suportar eventos e iniciativas especiais de estrada ou mesmo assistência rodoviária aos proprietários de veículos elétricos.
2. Serviços avançados de energia
A Enel irá implantar suas soluções inteligentes de gerenciamento de energia e suas medições digitais para dar às equipes Dorna e MotoE o mais recente quadro tecnológico para o gerenciamento de sistemas elétricos complexos.
A Enel aproveitará sua experiência em impulsionar grandes eventos, que incluem a Smart Grid de grande escala implantada para a Expo 2015 em Milão ou a microrrede portátil desenvolvida para o campeonato ABB FIA Formula E. A Enel ajudou a fazer o New York ePrix o primeiro evento de emissão zero na história do campeonato, compensando as emissões de CO2 da ePrix através de certificados limpos ligados às usinas de energia renováveis do Grupo, combinados com a implantação de uma microrrede com painéis solares bifaciais e um sistema de armazenamento em larga escala.
3. Energia verde
A energia renovável será fornecida para carregar as motos, gerando-a localmente através da última geração de sistemas fotovoltaicos portáteis ou usando energia renovável disponível a partir de redes locais de distribuição de energia. Esta energia de fontes inteiramente renováveis será então utilizada no evento para tornar a recarga das motos livre de emissões.
4. Enel Parceira Oficial de Energia do campeonato ABB FIA Formula E
A Enel também foi a parceira oficial de energia do campeonato ABB FIA Formula E (FE) desde 2016. O Grupo está trabalhando com FE para implementar e otimizar suas soluções inovadoras de geração, distribuição e gerenciamento de energia limpa, implementando uma microrrede totalmente digitalizada que usa a tecnologia de medição inteligente e gerenciamento de energia da empresa, e integra fontes de energia renováveis, juntamente com infraestrutura de armazenamento e mobilidade elétrica.
Por ocasião da ePrix de Nova York em julho do ano passado, a Enel contribuiu com sua tecnologia para tornar a corrida o primeiro evento de emissão zero na história do campeonato, através da compensação das emissões de CO2 da ePrix por meio de certificados limpos ligados às usinas de energia renovável da Enel.
A Enel projetou e desenvolveu medidores inteligentes feitos sob medida para FE e usados pela primeira vez no Buenos Aires ePrix, em fevereiro de 2017. Estes medidores são baseados na tecnologia por trás dos medidores digitais tradicionais da Enel, mas apresentam novos recursos para adaptá-los a esse ambiente desafiador, como o design flexível "plug and play". Os medidores FE são projetados para serem instalados e removidos de forma rápida e fácil para torná-los mais adequados aos curtos prazos de um grande evento global.
Os medidores são gerenciados através do Sistema de Gerenciamento de Energia (SEM, na sigla em inglês) da Enel, o software de backbone da microrrede através do qual é possível monitorar e gerenciar todos os equipamentos conectados à rede. O EMS coleta dados dos medidores e o envia para o painel de controle que Enel usa para monitorar o desempenho do sistema.
Essa capacidade de gerenciamento de energia permitiu à Enel apresentar um app dedicado que oferece aos fãs da FE uma experiência interativa através da qual eles podem aprender mais sobre a corrida e descobrir seus aspectos de energia, incluindo o consumo de energia em tempo real da ePrix.
Desde o 2016 Marrakesh ePrix, a Enel instalou um sistema fotovoltaico solar acoplado a um sistema de armazenamento de energia, ambos monitorados através do EMS. Juntos, eles fornecem energia 100% renovável para áreas específicas do local da corrida, contribuindo para o objetivo de tornar as corridas FE livres de carbono. No ano passado, em Nova York, o sistema fotovoltaico apresentou painéis solares bifaciais, juntamente com o sistema de armazenamento de 8 kWh, ao qual foi adicionado um sistema de armazenamento de energia em larga escala.
A Enel usa pontos de carga montados no chão para veículos elétricos em cada local de corrida. Os pontos de carga são monitorados através do EMM e cada estação possui dois conectores que permitem o carregamento simultâneo de dois veículos. A implantação da microrrede em escala total será implementada usando as competências e soluções técnicas da Enel, incluindo a introdução de estações de recarga usando a tecnologia de Vehicle-to-Grid ("V2G"), que permite que a energia seja armazenada nos veículos e retornada à rede se necessário.
- Mobilidade Elétrica