“Estamos entusiasmados por colaborar com o Facebook e com a Adobe neste projeto e poder atender suas necessidades específicas de energia com uma solução personalizada. Contratos desse tipo são um excelente exemplo da nossa capacidade de trabalhar de forma colaborativa com clientes corporativos e oferecer soluções sob medida, gerenciando múltiplos clientes com diferentes volumes e necessidades de energia.”
Bobby Hollis, Diretor Global de Energia do Facebook, explicou: “Alimentar nossos data centers com energia 100% limpa e renovável não é apenas uma meta para o Facebook, é uma exigência do nosso negócio. No futuro, o parque eólico Rattlesnake Creek nos permitirá alimentar o Data Center Papillion, cumprindo nosso desejo de expandir o mercado energético para outras empresas, como a Adobe. ”
"Estamos felizes em alcançar novas metas de sustentabilidade por meio deste contrato com a Enel e com o Facebook", disse Vince Digneo, estrategista de sustentabilidade da Adobe. “A colaboração é muito importante e acreditamos que parcerias como essas estão na direção que devemos seguir. A compra de energia renovável em grande escala é parte fundamental para as nossas metas e são extremamente importantes para a descarbonização das redes dos Estados Unidos”.
A Enel Green Power, líder mundial no setor de energia limpa, é especializada no desenvolvimento e gerenciamento de plantas renováveis em 24 países e está presente na Europa, América, Ásia, África e Oceania. Sua capacidade total de produção ultrapassa 3,6 GW e inclui quase todas as fontes de energia renováveis: de hidrelétrica à geotérmica, de eólica à solar. Atualmente, a Enel Green Power North America opera cerca de 100 plantas.
O contrato com o Facebook é apenas o passo mais recente da estratégia industrial ambiciosa que estamos adotando no mercado de renováveis, que se baseia nos pilares da sustentabilidade, inovação e redução das emissões de CO2. Essa abordagem foi, em parte, inspirada nos Objetivos de Desenvolvlimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que em setembro de 2015 estabeleceram uma série de metas a serem alcançadas até 2030, relativas à proteção do meio ambiente e à luta contra a pobreza global.
O ODS número 7 visa garantir que a “energia seja acessível, confiável, sustentável e moderna para todos”. Este é um desafio de enormes proporções, se considerarmos que, atualmente, uma em cada cinco pessoas no mundo não possui uma conexão moderna de energia elétrica. Além disso, três bilhões de pessoas ainda usam madeira, carvão ou resíduos animais como combustível para cozinhar e se aquecer: essas são as principais fontes de poluição. Corrigir essa situação é um objetivo estratégico para as Nações Unidas e a produção de energia a partir de fontes renováveis representa uma importante chave para transpor esse desafio. Estamos firmemente comprometidos em fazer a nossa parte.