Um relâmpago no deserto. No domingo, 18 de março, a Enel participou da estreia oficial de uma moto elétrica no circuito da MotoGP em Losail, no Qatar.
A EgoGP, moto elétrica de corrida desenvolvida pela fabricante italiana Energica (patrocinada pela Enel que também é patrocinadora oficial da FIM MotoE Enel World Cup), passou como um raio silencioso sob as inúmeras luzes da pista. A primeira e histórica volta de demonstração aconteceu antes da corrida de abertura da temporada 2018 da MotoGP, à noite, como é tradicional no espetacular Grande Prêmio do Qatar.
Na pista, além da EgoGP, também havia uma estação móvel da Enel X para acelerar o processo de recarga. A primeira moto de competição “totalmente elétrica” foi testada no circuito desértico de 5.380 metros pelo piloto neozelandês Simon Crafar, que se surpreendeu com a aceleração suave e com a facilidade de direção.
Esta foi apenas a volta demo inicial, que se repetirá no decorrer da temporada que acaba de começar. Esses testes são fundamentais para que os desenvolvedores extraiam informações importantes que possam aprimorar a tecnologia que, a partir de 2019, permitirá que os pilotos disputem a primeira FIM MotoE Enel World Cup.
A próxima aparição da motocicleta elétrica e da tecnologia de recarga da Enel será no dia 8 de abril, no circuito Termas de Rio Hondo, na Argentina, que sediará a segunda rodada da temporada.
Prepare-se: a Revolução da mobilidade elétrica está só começando. Estes foram apenas os primeiros passos para otimizar o desempenho da moto e da tecnologia de recarga, como também para possibilitar que um público mais amplo conheça as inovações que estão sendo desenvolvidas para difundir a mobilidade elétrica.
Foi isso que motivou a nossa união com a Dorna para criar o primeiro campeonato mundial disputado por motocicletas sustentáveis de alto desempenho: queremos oferecer a nossa energia ao mundo do automobilismo para que o público tenha acesso à uma nova dimensão da mobilidade verde. Um futuro impulsionado pela energia das competições e pela busca contínua por inovação. Assim como uma corrida no deserto: um motor silencioso, rápido e limpo capaz de brilhar no escuro.