Você ouviu falar de árvores solares? São estruturas com painéis solares fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia elétrica.
Temos árvores solares nos estados do Ceará, de Goiás e São Paulo. Com um design semelhante a uma planta natural, a magia acontece por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, que capturam a energia solar e convertem em energia elétrica. Assim, temos uma geração independente e sustentável.
Normalmente, as árvores solares são conectadas a uma usina fotovoltaica de grande porte. No Ceará e em Goiás, por exemplo, elas têm um formato padrão de uma estrutura metálica construída em forma de árvore, constituída de 10 pétalas em formato de folha, cada uma contando com um painel fotovoltaico. Além disso, as pétalas são divididas cuidadosamente para que não fiquem umas sobre as outras, pois isso geraria sombras e reduziria a eficiência da estrutura. Graças ao seu formato, além de gerar energia elétrica, as árvores também compõem a paisagem!
A energia gerada por elas pode tanto ser devolvida à rede elétrica quanto servir fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.
Ao todo, temos nove árvores solares instaladas: cinco em São Paulo, três em Goiás e uma no Ceará. Todas elas integram nosso projeto Enel Compartilha Eficiência, que incentiva o uso consciente e eficiente da energia elétrica e a conscientização ambiental.
Essa iniciativa também está alinhada ao nosso compromisso com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7, que visa a garantir a energia limpa, sustentável, confiável e a preço acessível para todos.