
Quando e onde:
As ações serão realizadas a partir de agosto e deverão ser finalizadas em dezembro deste ano, cada município será beneficiado com a troca de 50 geladeiras e o calendário iniciará por São Benedito e Aratuba nos dias 18 e 23 de agosto, respectivamente. Em setembro, será a vez das cidades de Itapajé, Itapipoca, Uruburetama, Quixeramobim e Senador Pompeu. No mês de outubro, as trocas acontecem em Milhã, Farias Brito e Porteiras. As demais serão realizadas em Fortaleza e Região Metropolitana até dezembro. As datas de cada ação, para inscrição, sorteio e entrega, serão divulgadas nos municípios.
"O Pacto por um Ceará Sem Fome une esforços de todos que querem contribuir com um Ceará desenvolvido, onde não haja nenhuma pessoa passando fome. Então a Enel, como outros pactuantes, também firmou essa parceria conosco. Então, eu já convido você, nesse primeiro momento, que é de São Benedito e de Aratuba e que é beneficiário do Ceará Sem Fome ou vítima dos desastres decorrentes das últimas chuvas, que possa estar atento ao calendário dessas trocas.” (Lia de Freitas, primeira-dama do Ceará)
Foco na Sustentabilidade
A ação do plano visa promover iniciativas capazes de levar energia limpa e acessível, além de proporcionar a eficiência do uso de recursos energéticos. Na mesma ação, além da troca de geladeiras, haverá também a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LEDs. Cada cliente atendido pelo plano do programa poderá substituir 5 lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes compactas por até 5 lâmpadas do modelo LED. “O pacto Ceará Sem Fome está alinhado à estratégia de sustentabilidade da Enel e potencializa nossa atuação junto a clientes vulneráveis, combate à pobreza energética e fomento do desenvolvimento socioeconômico do estado. Ações como essa reforçam o compromisso da Enel com o consumo consciente de energia elétrica.” (Ana Cilana Braga, Responsável de Sustentabilidade da Enel no Ceará)
Outro parceiro do programa é a Defesa Civil. "Dentre as principais consequências dos desastres, a fome é uma das mais impactantes, aumentando mais ainda a vulnerabilidade social e a miséria de quem perdeu tudo. São ações e parcerias importantes como essa que trazem algum alívio para o povo cearense." acrescenta o tenente-coronel Haroldo Gondim, coordenador estadual da Defesa Civil.
Saiba Como Participar: poderão se inscrever nessa ação os clientes que, necessariamente, receberam o cartão do programa Ceará Sem Fome e que tenham uma geladeira antiga em casa para realizar a troca. Além disso, precisam estar cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, cidadãos classificados como monofásico rural ou clientes residenciais com consumo médio mensal de até 200 KW/h e que estejam adimplentes com a companhia.
Estima-se que uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/mês. Os equipamentos ofertados no programa têm selo Procel, significando maior eficiência no consumo de energia elétrica.
Enel Compartilha Eficiência
Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Enel, por meio do seu Programa de Eficiência Energética, coloca em prática iniciativas capazes de entregar energia limpa e acessível, colaborar com a educação das comunidades atendidas, promover a eficiência do uso de recursos energéticos e contribuir para as mudanças climáticas do planeta. Com tudo isso, o Programa impulsiona, no mínimo, os ODS’s de número 4, 7, 12 e 13.