Há dois anos, foi decretado o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (Planares), que visa aumentar, até 2040, a taxa brasileira de reciclagem para 48% do total de resíduos gerados.
Nesse contexto, o programa Ecoenel é um dos muitos projetos que contribuirão para que essa meta torne-se realidade, criando uma rede sustentável entre consumidores de energia – sejam eles clientes individuais ou grandes empresas – e as companhias encarregadas da reciclagem de resíduos.
Reciclagem: como fazer parte do Ecoenel?
O Ecoenel garante que seus resíduos recicláveis tenham o devido destino na cadeia de reaproveitamento de materiais, propiciando também um desconto no seu consumo mensal de energia dos clientes da distribuidora.
Para participar, basta deslocar-se a um ecoponto munido de sua conta de luz da Enel e um documento com foto. Realizada sua inscrição, você poderá então separar seus materiais recicláveis e levá-los a qualquer ponto de coleta quantas vezes quiser, sempre recebendo um comprovante do desconto que será debitado da sua fatura de energia.
Se preferir, você também pode destinar o seu bônus a alguma associação de caridade localizada em São Paulo ou no Ceará.
Existem também campanhas locais da Enel que recolhem materiais específicos, como os potes de vidro, utilizados na pasteurização do leite materno, que arrecadamos para hospitais infantis e maternidades. Essas campanhas variam de acordo com a cidade e o ecoponto em questão, sendo fruto de parcerias com estabelecimentos e instituições locais. Há também alguns ecopontos que trabalham com o recebimento de resíduos eletrônicos.
Conheça o passo a passo detalhado para se inscrever no programa
Aplicativo Ecoenel
Apesar de não ser obrigatório para se inscrever no programa, baixar o aplicativo Ecoenel no seu celular ajuda muito na sua interação com o projeto. O app permite acompanhar os dados da sua coleta, os preços de cada tipo de resíduo e o endereço e horário de funcionamento do ecoponto mais próximo a você.
Baixe o aplicativo aqui: Android e iOS
Ecopontos: onde ficam?
São diversos pontos de coleta espalhados em dois estados onde a Enel atua com suas distribuidoras. Em São Paulo, temos ecopontos na capital, no ABC e Barueri. O estado do Ceará conta com mais de cem pontos de coleta Ecoenel.
Confira os ecopontos por estado:
Ecoenel: resultados em números
O programa Ecoenel tem tido um grande impacto positivo no cenário nacional da reciclagem. De 2019 para cá, foram mais de 30 mil toneladas recicladas pelo programa, que atende tanto pessoas comuns como também pequenas e grandes empresas.
Estes são alguns dos dados levantados só para o ano de 2024:
Mais de R$1,9 milhão destinados em bônus na conta de luz;
Mais de 18 mil toneladas de CO² evitadas;
Mais de 2 mil toneladas de resíduos arrecadadas;
Mais de 10 mil clientes beneficiados;
Mais de 48 mil árvores preservadas;
Mais de 26 mil MWh de energia economizada.
Para mais informações, confira aqui o balanço feito no aniversário de dez anos do programa.
Economia circular e economia de energia
A economia circular é um modelo econômico que busca transformar a maneira como produzimos e consumimos, promovendo a máxima eficiência dos recursos. Seu foco está em reduzir o desperdício e estender o ciclo de vida dos produtos por meio de práticas como reutilização, reparo, reciclagem e compartilhamento, visando assim contribuir para a redução da poluição e para a mitigação das mudanças climáticas.
O projeto Ecoenel tem como base dois importantes pilares da economia circular:
Manter produtos e materiais em uso pelo maior tempo possível: A reciclagem é uma forma de reinserir materiais no ciclo produtivo, prolongando sua vida útil e evitando que se tornem resíduos descartados no meio ambiente.
Eliminar resíduos e poluição desde o início: Embora a reciclagem atue no pós-consumo, ela contribui para minimizar a poluição e a quantidade de resíduos que seriam enviados para aterros sanitários ou descartados inadequadamente.
Não menos importante, a iniciativa também resulta na economia de energia. Reciclar uma tonelada de papel reduz em até 75% a quantidade de energia necessária para a produção da mesma quantidade do material, poupando 22 árvores no processo.
Saiba mais sobre a economia de energia gerada pela reciclagem de resíduos.
Ecoenel: empresas podem fazer parte?
Para as grandes geradoras de materiais recicláveis oferecemos o modelo Ecoenel Empresas, gerindo gratuitamente o serviço de reciclagem, o sistema de registro e acompanhando as transações por meio do nosso sistema de gestão.
Além dos descontos no gasto com a energia elétrica, todo o montante reciclado, que seria descartado de forma inadequada, retorna à sociedade para novo uso, gerando impacto positivo para o meio ambiente e incentivando práticas mais responsáveis e sustentáveis no uso e descarte dos recursos.
Saiba mais sobre o Ecoenel Empresas
Leia também: Conheça o projeto Hortas em Rede e os resultados alcançados em 2024