Dia Internacional das Mulheres na Ciência: conheça a trajetória inspiradora de Aricia, colaboradora da Enel

Published on terça-feira, 11 fevereiro 2025

Hoje, não é apenas uma data comemorativa, mas um momento especial para reconhecer e celebrar trajetórias que destacam a inteligência feminina que tem transformado o mundo ao nosso redor.

A ciência está em tudo

Pode até parecer distante do nosso dia a dia, mas a ciência está viva no nosso cotidiano, mesmo para quem não é cientista. Nos equipamentos, na tecnologia, no maquinário do campo, na infraestrutura das nossas redes de distribuição, em tudo isso a ciência está presente.

Na Enel, destacamos histórias como a de Aricia Elisei Bertoncini, head de manutenção especializada, cuja trajetória começou com a curiosidade de aprender tudo sobre telecomunicações e evoluiu para a junção do tema com a automação.

“Tinha interesse em conhecer como as coisas funcionavam, [...] Então, fui para o técnico, depois para a faculdade de engenharia de telecomunicações e, depois, acabei juntando os mundos de telecomunicações e automação.”

Aricia lidera a equipe de manutenção especializada, sendo responsável por toda parte de automação e proteção. Com sua inquietude, ela está sempre em busca de adicionar mais inteligência nos processos para que todos os equipamentos estejam funcionando, além de evitar possíveis interrupções de energia.

Assim, Aricia e sua equipe unem ciência e inovação diariamente para construir um futuro mais eficiente e sustentável.

Mulheres na ciência

A ciência não tem gênero, e é por meio de mulheres como a Aricia e tantas outras, que transformam diariamente desafios em conquistas, que as futuras gerações se inspiram. Em entrevista, ela deixa um recado, especialmente para as mulheres que desejam se destacar no trabalho e crescer profissionalmente.

“A principal maneira da gente se provar é trabalhando, mostrando a nossa capacidade, mostrando nossa força, estando presente, mostrando as nossa habilidade. A gente não está aqui para concorrer com ninguém. Estamos aqui para somar.”

Na Enel, promovemos a diversidade e acreditamos que a ciência pode e deve ser inclusiva. Nosso compromisso é valorizar o trabalho da mulher e fortalecer a representatividade feminina, reconhecendo e apoiando suas contribuições. 

Continuaremos trabalhando para tornar todos os espaços, cada vez mais plurais.

 

Saiba mais sobre inclusão feminina na Enel: Histórias que conectam: Heynne Lima e Jocimary Santos

ENEL