A Enel Distribuição Ceará, por meio do projeto Ecoenel, inaugurou mais um Ecoponto na cidade de Maracanaú, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. O novo Ecoponto está localizado no bairro Distrito Industrial III e tem como missão ampliar as opções para o descarte correto de resíduos recicláveis no município. A ação, além de promover a preservação do meio ambiente, visa gerar benefícios para a população local. O posto de coleta, em parceria com a empresa CERBRAS, é resultado das ações voltadas à sustentabilidade das duas corporações.
O Ecoenel, reconhecido por transformar resíduos recicláveis em créditos na conta de energia, oferece uma solução sustentável para a gestão de resíduos sólidos, ao mesmo tempo que proporciona economia às famílias participantes. Através do novo Ecoponto, a Enel espera aumentar a adesão ao programa, facilitando o acesso da população ao descarte consciente e incentivando práticas ecológicas que ajudem a reduzir o impacto ambiental.
No novo ponto de apoio, os clientes da distribuidora poderão trocar materiais recicláveis como papelão, revistas, jornais, latinhas de alumínio, sucata de metal, latas de leite, milho e extrato, garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e embalagens longa vida (Tetra Pak). O ponto de coleta, localizado no Distrito Industrial III, funcionará de segunda às terças-feiras e às quintas-feiras, em horários específicos ( 05h25, 07h15, 13h30 e 21h30), na Av. José Tarcísio Mota Sá, Rod. 4º Anel Viário, 1333, sede da CERBRAS.
A iniciativa faz parte do compromisso da Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles ligados ao consumo e produção responsáveis e à energia acessível e limpa. Além disso, o Ecoenel oferece uma oportunidade de renda extra para os consumidores que participam, ao transformar resíduo reciclável em créditos na conta de energia.
Como ganhar o bônus na conta de energia?
Para participar do programa é simples. O cliente deve se dirigir a um ecoponto com a conta de energia. Em seguida, recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa. Depois, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia do cliente ou na conta de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, variando conforme a cidade e a empresa recicladora parceira. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
O cliente pode consultar seus bônus no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS, ou acessar https://ecoenel-ce.3e.eco.br/bonus.
Sobre o Ecoenel
O Ecoenel é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e consiste na troca de material reciclável por bônus na conta de luz, formando uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador, com foco na economia, sustentabilidade e conscientização da população. Entre 2019 e 2022, o Ecoenel concedeu mais de R$ 4,7 milhões em bônus na conta de energia dos cearenses, beneficiando mais de 115 mil pessoas e possibilitando o descarte correto de 14,4 mil toneladas de resíduos. Com esses números, o programa contribuiu para preservar 106 mil árvores e economizar mais de 59 milhões de kWh de energia, impedindo que 41 mil toneladas de CO2 fossem lançadas no meio ambiente.
“Além do retorno financeiro para o cliente, o Ecoenel contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis”, comenta a responsável pela Sustentabilidade na Enel Distribuição Ceará, Ana Cilana. Segundo Ana, entre outras vantagens da reciclagem de resíduos, destacam-se a recuperação de recursos naturais, a reutilização de materiais preciosos, o descarte adequado e a diminuição da poluição.
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014