Cidade Inteligente Búzios
Conheça o projeto que reúne tecnologias de ponta para transformar o Balneário de Búzios em um modelo de inovação e sustentabilidade.
Sobre o Projeto
A construção do futuro já começou. A Enel Brasil acredita que, com inovação, tecnologia e sustentabilidade, podemos superar desafios e contribuir para a construção de um mundo melhor. O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento iniciado em 2011 pela empresa escolheu a cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, para abrigar um modelo de gestão energética inovador, transformando o balneário de fama internacional na primeira cidade inteligente da América Latina.
A cidade inteligente Búzios alia infraestrutura, serviços e tecnologia para criar cidades mais próximas do cidadão, onde o consumo consciente de energia e a redução das emissões de gases poluentes fazem parte do dia a dia das pessoas.
No centro da iniciativa, a instalação de uma rede inteligente capaz de integrar tecnologias tradicionais com modernas soluções digitais para melhorar a flexibilidade do sistema elétrico e a gestão das informações, permitindo o gerenciamento das informações em tempo real, o controle automatizado do sistema e a integração de fontes renováveis de energia.
Benefícios para a Cidade
Um projeto para o futuro, onde todo mundo sai ganhando. Conheça as principais iniciativas desenvolvidas e os benefícios gerados para a cidade de Búzios:
A atuação em parceria com a comunidade local é um dos diferenciais da Cidade Inteligente Búzios. Acreditamos que o processo de construção da “cidade do futuro” começa nas escolas, com a formação de jovens multiplicadores do projeto. Por isso, desenvolvemos um modelo de atuação específico para o ambiente escolar, com quatro linhas de ação: Capacitação de professores; Oficinas com alunos sobre uso da energia e sobre identidade local; oficinas com pais e funcionários da escola e Rodas de debates.
Incentivamos também a criação de uma rede de relacionamento para multiplicar esse conceito com toda a população de Búzios, promovendo cursos de capacitação, debates, palestras e oficinas sobre sustentabilidade e inovação que envolveram diversos segmentos da sociedade – como a rede hoteleira, escolas, associação de moradores e o comércio - mobilizando mais de 18.000 pessoas da região.
A distribuição de energia com a qual estamos acostumados tem um modelo unidirecional, levando energia da central de geração para a unidade consumidora. Nas cidades inteligentes, o modelo de geração inovador permite que o cliente produza sua própria energia a partir de tecnologias de geração renováveis - como solar e eólica – com a possibilidade de reinserir o excedente gerado no sistema da distribuidora.
Os medidores inteligentes trazem um novo conceito de gerenciamento do fornecimento e do consumo de energia elétrica, possibilitando a medição horária do consumo, corte e religação remotos do fornecimento e a medição bidirecional - necessária para a implantação da Geração Distribuída pelo cliente.
Com o medidor eletrônico, é possível analisar o consumo de forma precisa, permitindo que o cliente acesse informações detalhadas do consumo de energia, podendo programá-lo para o horário com tarifa mais conveniente. O gerenciamento inteligente do uso de energia pode gerar uma economia de cerca de 30% na conta de luz.
Em Búzios, mais de 10.000 modelos de medição analógica foram substituídos pelo modelo de medição inteligente, desenvolvido em parceria com a Landis+Gyr Brasil.
Com as redes inteligentes, a iluminação das cidades pode ser gerenciada de forma mais eficiente, possibilitando regular os níveis de luminosidade em função do horário e do fluxo de pessoas, adequando a potência e evitando desperdício.
A Lagoa da Usina ganhou 60 lâmpadas LED comandadas remotamente, capazes de diminuir em 60% o consumo médio. Essa redução pode chegar a 80%, com a alteração da potência de acordo com o horário. Mais 90 pontos de luz como estes foram instalados também na Orla Bardot e na Rua das Pedras.
A utilização de veículos elétricos torna o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, contribuindo para a redução da poluição, do efeito estufa e do aquecimento global. Búzios conta com uma frota de veículos elétricos composta por quatro carros, trinta bicicletas e o Aquatáxi Elétrico - embarcação utilizada por escolas da região em passeios educativos de estímulo a cultura sustentável
A automação da rede elétrica permite responder com rapidez a situações críticas, minimizando o impacto das falhas elétricas, reduzindo o tempo e a frequência das faltas de luz. Além disso, proporciona maior segurança para as informações e comunicação entre os dispositivos da rede, permitindo também o fornecimento de acesso à internet.
Em Búzios, instalamos pontos de acesso gratuito de internet na Rua das Pedras, beneficiando visitantes e moradores que transitam pela movimentada rua comercial.
Abrangência do Projeto
· 4 linhas de média tensão (15kV) com 67km de circuitos;
· 450 transformadores de média/baixa tensão;
· 10.000 clientes com medição de consumo inteligente;
· 36MVA de Potência Total Instalada;
· 55GWh/ano de consumo
O Projeto, encerrado em novembro de 2016, contou com um investimento de R$ 40 milhões de reais. A Cidade Inteligente Búzios foi considerada pela KPMG uma das 10 iniciativas mais inovadoras do mundo em infraestrutura sustentável. O estudo realizado pela empresa de auditoria avaliou 100 iniciativas por todo o mundo.
Realização
Desenvolvimento do Projeto: Enel Distribuição Rio
Apoio: Aneel / Programa de Pesquisa e Desenvolvimento
Instituições Oficiais: Governo do Rio de Janeiro / Prefeitura de Búzios / Rio Capital da Energia