Cidades Circulares
Cidades do Futuro e Descarbonização: confira o estudo diagnóstico do Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesta página, você terá acesso a uma visão geral do diagnóstico que realizamos em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Exchange4Change Brasil para apoiar Planos de Ação Climática das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O estudo examinou a possibilidade de utilizar os Princípios da Economia Circular para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nessas cidades. Os resultados são baseados nos dados de emissões de GEE e na análise das ações propostas que visam mitigar ou compensar essas emissões com o objetivo de alcançar a neutralidade em 2050. Após a avaliação foram identificados seis pontos cruciais que podem servir como base para as cidades progredirem, de forma prática e significativa, no desenvolvimento de soluções circulares.
Cidades Circulares: os 3 princípios
O conceito de "cidade circular" propõe um modelo econômico sustentável, no qual a infraestrutura urbana, os produtos e os insumos são mantidos em uso pelo maior tempo possível, gerando valor para a sociedade e reduzindo o impacto ambiental.
Para alcançar esse objetivo, é necessária uma abordagem integrada entre todos os setores da economia, considerando os desafios históricos e atuais das cidades, como a poluição, a moradia, as complexidades sociais e a mobilidade urbana.
Webinar Economia Circular: Cidades do Futuro e Descarbonização
Assista ao nosso webinar sobre Economia Circular!